São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marginal vira novo centro da cidade

DA REPORTAGEM LOCAL

A inauguração da nova Faria Lima acelera o deslocamento do centro de São Paulo para a região do rio Pinheiros, afirma o arquiteto Júlio Neves.
Autor do projeto de extensão da Faria Lima, Neves acredita que "o centro da cidade no ano 2000 será o canal do Pinheiros".
O "boom" que houve na avenida Luís Carlos Berrini, paralela ao rio, seria uma das evidências desse deslocamento, segundo Neves.
Os prédios de escritórios têm se multiplicado na região da avenida. Recentemente, foi inaugurado ali o World Trade Center -um prédio inteligente com uma torre de escritórios de 26 andares, um shopping center e um hotel.
A Faria Lima, para Neves, pode ser um pólo em torno do qual a indústria do lazer se desenvolva na cidade de São Paulo.
"Temos que reduzir o número de deslocamentos e organizar a cidade em pólos", disse o arquiteto.
Para o arquiteto Cândido Malta, Júlio Neves está correto em apontar o rio Pinheiros como o novo centro da cidade, mas erra nas soluções que aponta para esta região de São Paulo.
"Eu já dizia que a cidade caminha para a marginal na minha tese de doutoramento. Posso dizer que o Júlio aprendeu isso comigo", afirmou Malta.
"Em vez de avenidas, eu proponho que nos baseemos em transporte coletivo", disse Malta.

Texto Anterior: Projeto prevê área adicional
Próximo Texto: Desapropriados têm crítica à prefeitura
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.