São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado do Texas promove feira para estimular indústria turística

SUZANA BARELLI
ENVIADA ESPECIAL AO TEXAS

Oitavo Estado mais procurado pelos turistas estrangeiros em suas visitas aos Estados Unidos, o Texas está investindo para subir no ranking das preferências internacionais.
Um dos instrumentos de promoção turística do Texas é a Lone Star Travel Exchange (LSTE), feira voltada para o turismo que terminou terça-feira na cidade de Corpus Christi.
Rick Still, diretor da LSTE, explica que o evento foi criado há três anos para desenvolver o turismo da região e divulgar o país.
"Queremos vender o Texas como destino turístico, provando que o Estado pode ser uma boa opção de diversão e negócios", diz Still.
A feira é organizada por meio de encontros agendados entre agências de turismo internacionais e os representantes de parques, hotéis, museus e demais pontos turísticos do Estado norte-americano. Além do turismo tradicional, o Estado também promove o "turismo técnico", com visitas a unidades petrolíferas e áreas agrícolas.
Still estima que os três dias do evento devem gerar US$ 60 milhões em negócios. Em 94, o movimento foi de US$ 40 milhões.
O turismo é a terceira maior atividade econômica do Estado, conhecido por seus caubóis e pela influência mexicana. No ano passado, a indústria do turismo movimentou cifras estimadas em US$ 24,5 bilhões, perdendo apenas para os empreendimentos imobiliários e para o petróleo.
O Texas tem 4.200 hotéis, que atendem principalmente aos norte-americanos. No ano passado, recebeu 2,6 milhões de turistas, sem contar os mexicanos. Os alemães são os que mais visitam o Estado, enquanto os brasileiros, com 17 mil pessoas em 1994, estão no 14º lugar entre os estrangeiros que se deslocam ao Texas.
O Estado é o segundo mais procurado pela população do país para suas viagens de férias. Perde apenas para a Califórnia.
Still explica que a promoção de feiras de negócios é uma das principais formas usadas pelos norte-americanos para promover o turismo no país. No evento, os operadores das agências conhecem os programas de turismo e fecham os seus pacotes.

A jornalista SUZANA BARELLI viajou ao Texas a convite da American Airlines e do Comitê Visit USA.

Texto Anterior: Siemens quer vender 50% mais no país em cinco anos
Próximo Texto: Governo lança título de um ano em 1996
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.