São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
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Rio muda projeto de pista e FIA homologa prova brasileira da Indy

MAURO TAGLIAFERRI
DA REPORTAGEM LOCAL

A organização da prova brasileira da Indy cedeu às exigências da FIA e alterou o projeto do circuito oval que será construído no autódromo Nelson Piquet, no Rio.
A entidade dirigente do automobilismo mundial, em contrapartida, homologou a pista, confirmando, assim, a corrida de 17 de março próximo.
No projeto original, o circuito teria 2 km de extensão. Mas um regulamento interno da FIA prevê que os circuitos ovais fora dos EUA precisam ter 3 quilômetros.
Sob tal pretexto, a entidade ameaçava não autorizar a realização da primeira corrida de Indy no Brasil.
A IndyCar, que comanda a Indy, alegava que a exigência dos 3 quilômetros só servia para provas organizadas pela FIA, o que não é o caso da Indy.
Para os dirigentes da categoria, bastaria que a prova brasileira fosse feita num oval, sem importar o tamanho, para ser homologada.
Durante a reunião do Conselho da FIA, na semana passada, porém, o presidente da Riotur, Marcelo Siqueira, resolveu acabar com a polêmica.
A Prefeitura do Rio já possuía um projeto alternativo, com a extensão ampliada, para a pista carioca, e Siqueira o apresentou a Max Mosley, presidente da FIA, que homologou o circuito.
Segundo o presidente da empresa que organiza a corrida carioca, a Intag, Jorge Cintra, a construção do oval, no interior do circuito misto de Jacarepaguá, deve começar hoje.
E, apesar do atraso -a obra deveria ter começado há um mês, segundo seu cronograma-, a entrega acontecerá no prazo previsto.
"No dia 15 de janeiro já haverá testes na pista", garantiu Cintra.
O projeto novo, que ganhou retas mais longas, que aumentarão a velocidade no traçado, será apreciado pelo vice-presidente de competição da IndyCar, Kirk Russell.
Até o nome da prova pode ser alterado: de "Rio 400" (referência aos 400 km de extensão da corrida) para "Rio 500".

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