São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A cor dos hematomas é uma espécie de ilusão de ótica

KATHY WOLLARD

Cortes são vermelhos, mas os hematomas aparecem em várias cores. Quando você se corta, o sangue escapa através do ferimento até coagular.
Mas um hematoma é uma lesão onde o sangue não vai para nenhum lugar. Bata sua perna e pequenos vasos capilares se rompem e jorram sangue sob a pele.
O sangue derramado se concentra no local machucado. Enquanto isso, os fatores de coagulação sanguínea, como as plaquetas, trabalham para estancar as pequenas hemorragias.
Por que o machucado fica colorido? O vermelho do hematoma simplesmente é a hemoglobina, o pigmento vermelho das células sanguíneas vermelhas, que ficou "empoçada" sob a pele.
As cores mais escuras -os pretos, roxos e azuis- são um tipo de ilusão de ótica. A luz que chega até a hemoglobina é refletida e refratada por várias camadas finas de pele, fazendo-a parecer azul.
Durante a desintegração da hemoglobina, que dura cerca de uma semana, ela perde sua cor vermelho vivo e fica amarronzada. Então, a luz que chega até ela reflete mais tons amarelos e o hematoma parece verde, amarelo e marrom enquanto desbota.
Dizer que as pessoas têm "pele fina" significa que elas são mais suscetíveis a marcas. E as pessoas de pele fina realmente formam hematomas mais facilmente.
Mulheres, por exemplo, têm mais hematomas que homens. Isso provavelmente acontece porque cada camada da pele de homens é mais grossa. E também, quanto mais velhos, mais fina é a pele.
Todos têm certas partes de "pele fina" no corpo. Existe pouca gordura em volta dos olhos, por exemplo. Esse é o motivo pelo qual um soco no olho produz uma enorme mancha preta e azul e um tombo de bicicleta pode deixar joelhos de cores variadas.
Mas eis uma maneira simples de estancar os hematomas. Digamos que você bateu sua perna em uma mesa. Imediatamente coloque a palma da sua mão sobre o local dolorido e pressione. Mantenha a pressão por vários minutos.
Isso pode ser suficiente para evitar a formação de um hematoma horroroso. Você também pode aplicar gelo depois da pressão. Ou ainda fazer pressão com gelo.
Esses métodos funcionam porque a pressão estanca o sangramento e o gelo contrai as veias sanguíneas de forma que o sangramento e o inchaço são reduzidos.
Se você já tem um hematoma e quer se livrar dele, espere cerca de 48 horas -quando o hematoma alcança seu "pico"- e aplique calor, por exemplo uma compressa quente. Isso traz sangue fresco para o hematoma, que absorve e leva embora as células danificadas.

PERGUNTAS PARA KATHY WOLLARD devem ser enviadas em inglês para: P.O. Box 4564, Grand Central Station, New York, N.Y. 10163.

Texto Anterior: "Acho um saco ir ao cabeleireiro"
Próximo Texto: A PRÓXIMA TEMPORADA DE FURACÕES SERÁ PERIGOSA?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.