São Paulo, segunda-feira, 23 de outubro de 1995 |
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Computação gráfica dá vida a pinguins
HEINAR MARACY
Todo produzido em computadores Silicon Graphics, o comercial envolveu um complexo trabalho de modelagem e animação 3D, realizado pela Vetor Zero. "O maior problema foi a modelagem dos pinguins, diz Marcos Smirkoff, um dos responsáveis pelo projeto. "O cliente queria exatamente o mesmo pinguim utilizado em um comercial americano, mas a empresa que o produziu não quis vender o modelo original. A Vetor Zero comprou então um modelo 3D de pinguim da ViewPoint, uma das maiores empresas de bancos de dados de imagens 3D do mundo, e o modificou ponto a ponto, até que ficasse idêntico ao pinguim original. Um modelo simplificado foi utilizado para criar a animação no programa "Explore", da Wavefront. A renderização (aplicação de textura e iluminação) demorou três dias. O filme termina com o pêlo branco do pinguim caindo, uma animação de partículas criada no "Explore". ONDE SABER MAIS VETOR ZERO: tel. (011) 64-648 Próximo Texto: Conheça a Silicon Índice |
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