São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente é homenageado

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DO ENVIADO ESPECIAL A NOVA YORK

A Fundação do Apelo à Consciência, entidade ecumênica fundada em 1965 para defender os direitos humanos no mundo, entregou ontem ao presidente Fernando Henrique Cardoso o prêmio Estadista Mundial de 1995.
O rabino Henry Sobel foi o indicado pela Fundação para encerrar a cerimônia e disse: "Benditos os governantes que prezam a democracia porque já sofreram na própria carne os horrores da ditadura".
A fundação tem estado envolvida nos últimos anos em ações na ex-Iugoslávia, em Cuba e na China. Também mandou missão à Alemanha para ajudar a minorar os efeitos da xenofobia radical naquele país.
O presidente dos EUA, Bill Clinton, enviou à fundação carta na qual cumprimenta a entidade pela escolha de FHC: "A dedicação do presidente Cardoso às causas do fortalecimento da democracia e da proteção dos direitos humanos constitui belo exemplo a ser seguido por outros líderes".
O rabino Sobel disse à Folha que FHC estava sendo homenageado pela fundação em especial devido à sua ação em favor dos direitos humanos no Brasil nas décadas de 60 e 70.
Participaram da cerimônia, entre outros, os banqueiros Paul Volcker e David Rockfeller, o ex-secretário e Estado Henry Kissinger, o bispo de Nova York, Richard Grein, e o prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani.
A homenagem a FHC ocorreu na noite de ontem no Hotel Hilton, em Nova York.
Depois dela, o presidente tinha programado seu embarque de volta ao Brasil para as 23h locais (1h de hoje em Brasília).
(CELS)

Texto Anterior: Covas ironiza fala de FHC sobre a venda do Banespa
Próximo Texto: Planalto fecha apoio de líderes a demissões
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.