São Paulo, terça-feira, 24 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universal oferece tempo a católicos em TV

CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A cúpula da Igreja Universal diz que dará tempo na TV Record para a Igreja Católica responder à agressão feita 12 pelo bispo Sérgio Von Helder a uma imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Vol Helder agrediu a santa a chutes e socos e a classificou de "imagem desgraçada".
A decisão foi tomada na cidade de Buenos Aires, Argentina, nos dias 19 e 20, em encontro que reuniu a direção da Universal.
Se quiser, a Igreja Católica poderá dispor de dez minutos da programação da TV Record, tempo idêntico ao utilizado pelo bispo Sérgio Von Helder para agredir a imagem de Nossa Senhora.
A resposta seria transmitida no mesmo horário em que foram veiculados os ataques -às 8h50, no programa "Despertar da Fé".
O último número da "Folha Universal", da Igreja Universal do Reino de Deus, acusa a Rede Globo de ser a responsável pela suposta "guerra santa iniciada depois de agressões à imagem de Nossa Senhora Aparecida.
Sob o título "Rede Globo provoca guerra santa", a "Folha Universal" afirma que a emissora se aproveitou do episódio para atacar a Universal.
Segundo o jornal, a agressão não teria consequências graves não fosse o destaque dado a ela pela Rede Globo. "Teria, no máximo, ficado no âmbito das igrejas Católica e Universal."
A "Folha Universal" acrescenta que o gesto de Von Helder "foi legítimo quando analisado à luz dos ensinamentos bíblicos". O jornal acusa os católicos de adoração de imagens, o que seria condenado pela Bíblia.
Por trás do destaque dado pela Globo às agressões estaria, de acordo com o jornal, "o propósito explícito de jogar o povo católico contra a Igreja Universal".

"Medo"
A Globo agiria dessa maneira por medo da TV Record, controlada pela Universal, e do grande crescimento da igreja no país.
O departamento de divulgação da Globo informou que apenas o vice-presidente das Organizações Globo, Roberto Irineu Marinho, poderia falar sobre as críticas feitas pela "Folha Universal".
O texto sobre a Globo foi publicado em um encarte especial que circulou no último número da "Folha Universal".
O encarte traz também "A verdadeira história da Senhora Aparecia" e reproduz o pedido de perdão aos católicos apresentado pelo bispo Edir Macedo.
A igreja atribui a descoberta de Aparecida à astúcia do padre José Alves Vilela, que estava em Guaratinguetá, em 1717, quando foi encontrada a imagem. Na tentativa de se promover, teria colocado no rio a imagem posteriormente encontrada por pescadores.

Colaborou Sucursal do Rio

Texto Anterior: Metalúrgicos ameaçam com paralisação
Próximo Texto: Argentinos queimam santos católicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.