São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Próximo Texto | Índice

Campanha internacional; Efeito dominó; Bola de cristal; Do contra; Baixas altitudes; Tinta na caneta; Ecumênico; Posse marcada

DO CONTRA

Campanha internacional
O Brasil deve emplacar um membro da Corte Internacional de Haia. O presidente Jacques Chirac deu o apoio francês à candidatura de Rezek na reunião com FHC, em Nova York. Na última vez, o Brasil perdeu para a Guiana.

Efeito dominó
Se for eleito para Haia, Rezek abrirá uma vaga no STF -a única que FHC poderia preencher durante seu mandato. Não faltam nomes. Como diz um cacique, "o ministro da Justiça sempre é candidato a ministro do Supremo".

Bola de cristal
Anteontem, no início da noite, Luís Eduardo (PFL) ligou para FHC em Nova York e previu o placar da votação de ontem, sobre reforma administrativa. Errou por dois votos, mas, para o Planalto, ficou dentro da margem aceitável.

Mesmo quando quis votar com o governo, o presidente da Comissão de Justiça, Roberto Magalhães (PFL), não conseguiu. Atrapalhou-se na hora de apoiar a contratação de estrangeiros no serviço público e registrou posição contra.

Baixas altitudes
No meio da reunião da Comissão de Justiça, ontem, o presidente, Roberto Magalhães, começou a perguntar aos 51 membros quem estava falando, que ele não identificava. Nilson Gibson respondeu: "Sou eu. O sr. não me vê porque sou baixinho. Só tenho 1,61 m".

Tinta na caneta
Os membros do PT na Comissão de Justiça votaram a favor de apenas um item do projeto do governo: a fixação de reajustes salariais dos três Poderes por meio de projeto de lei. Isso dá ao presidente poder de veto sobre o aumento.

Ecumênico
Para vencer na reforma administrativa, o Planalto teve ajuda de um membro da Igreja Universal. Paulo De Velasco (PSD) votou a favor, em substituição a Francisco Rodrigues (PSD), que era contra, mas abriu mão de votar.

Posse marcada
Foi marcada a posse de Luiz Carlos Mendonça de Barros na presidência do BNDES: dia 6 de novembro. O governo espera que, até lá, ele já tenha se desfeito de suas ligações com o banco Matrix.

Próximo Texto: Lobby da sacola; Palavra empenhada; Cobaia; Índex; Sideral; Trabalho infantil; Acordando no escuro; Lobby da press; Visita à Folha; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.