São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
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Católicos recusam tempo em TV evangélica

XICO SÁ E CLÁUDIA TREVISAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A cúpula da Igreja Católica em São Paulo definiu como uma "jogada de marketing" e rejeitou o convite da Igreja Universal para responder, na TV Record, à agressão do bispo Sérgio Von Helder a Nossa Senhora Aparecida.
A resposta dos católicos foi transmitida pelo monsenhor Arnaldo Beltrami, vigário episcopal de comunicação (porta-voz) da Arquidiocese de São Paulo.
"Não vamos aceitar essa jogada de marketing", disse. "Temos neste caso o ofensor convidando o ofendido para ocupar um espaço que não nos interessa."
Representantes da Universal entregaram ontem na Cúria Metropolitana de São Paulo um documento em que oferecem dez minutos à Igreja Católica na programação da Record. O tempo seria o mesmo utilizado por Von Helder.
O documento foi entregue ao cônego Laerte Vieira da Cunha, vice-chanceler da Arquidiocese de São Paulo. Ele é dirigido ao cardeal-arcebispo, d. Paulo Evaristo Arns, que está viajando.
O texto com a oferta foi levado à Cúria pelo bispo Honorilton Gonçalves e um grupo de pastores.
Gonçalves presenteou Arns com o exemplar de uma Bíblia adotada pelos evangélicos, que tem algumas diferenças em relação à dos católicos. O cônego Cunha disse que mandaria o documento e a Bíblia para a casa de Arns.
No fim do encontro, Gonçalves pediu autorização para fazer uma oração. Diante de repórteres, fotógrafos e cinegrafistas, todos se deram as mãos, inclusive o cônego.
O porta-voz Beltrami diz que não existe razão para que o documento tenha sido dirigido à Arquidiocese de São Paulo: "O ofendido não foi d. Paulo Evaristo Arns, mas todo o povo brasileiro".
Na avaliação da arquidiocese, a resposta à agressão do bispo da Universal tem sido dada nas ruas, com manifestações dos católicos.
"Não precisamos ocupar dez minutos na TV de um programa sem audiência", disse Beltrami.
Para ele, só a Universal ganharia com a participação dos católicos no programa, consolidando o seu "plano de marketing".

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