São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clubes 'julgam' árbitros do Paulista-96

MARCELO DAMATO
DA REPORTAGEM LOCAL

Pela primeira vez na sua história, a Federação Paulista de Futebol submeteu à apreciação dos clubes a lista de juízes que vão apitar no Campeonato Paulista da Série A-1 (divisão principal).
A apreciação ocorreu no começo da reunião que aprovou o regulamento da competição, ontem à tarde (leia texto abaixo).
A reunião foi comandada por Eduardo José Farah, que até anteontem estava de licença do cargo de presidente da FPF.
Segundo o vice-presidente Rubens Approbato, o estatuto da FPF permite que Farah se licencie e reassuma por meio de comunicação verbal.
Farah apresentou a lista, que contém 11 juízes paulistas e 8 de outros Estados, e fez cada representante de clube presente -13- se manifestar.
Só Araçatuba, XV de Jaú e Corinthians fizeram alguma objeção. Nenhum juiz teve dois votos contrários. Todos foram confirmados.
Farah anunciou que entre 10 e 15 jogos da primeira fase serão dirigidos por juízes do exterior. O responsável pelo contato com esses juízes é Jaime Franco, o representante do São Paulo nessa reunião.
Approbato, que até anteontem era o presidente interino, disse que o objetivo dessa votação foi dar mais transparência à arbitragem.
Ele negou que a medida tenha algo a ver com o caso da "fita de suborno", que revela um suposto esquema de fraude na disputa da Série A-2 deste ano.
A pessoa mais citada na fita, o presidente do Botafogo, Laerte Alves, não compareceu à reunião.
O presidente do Conselho Deliberativo, Renê Abbad, que representou o clube, afirmou que "a fita é impressionante" e que Alves "deveria se pronunciar".
Abbad afirmou que até que seja provado o contrário continua confiando em Alves.
O presidente do União São João, José Mário Pavan, que também é citado na fita, afirmou que conhece o ex-juiz Wilson Roberto Catani, o suposto comandante do corrupção.
Ele negou, porém, que tenha participado de alguma fraude, como Catani afirma na fita gravada pelo repórter Alexandre Reis, de Ribeirão Preto, no final do mês passado.

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Approbato se 'impressiona'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.