São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro dá dicas para organizar um BBS

HENRIQUE PANTAROTTO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O livro "O Kit de Montagem do BBS", editado pela Makron Books, é uma boa escolha para quem está querendo montar o seu serviço de mensagens por computador.
Também vai agradar quem gostaria de saber mais detalhadamente como funcionam os bastidores de um BBS (Bulletin Board System).
Um serviço simples, amador, funciona basicamente como uma central para troca de mensagens.
No centro, está o computador do operador do sistema, que recebe as chamadas telefônicas e arquiva as mensagens deixadas pelos usuários.
Os usuários (clientes) devem cadastrar-se, pagando uma mensalidade. A mensalidade dá direito a um endereço eletrônico no BBS e a um tempo diário de acesso, que varia conforme o serviço. Além da mensalidade, o usuário paga o custo das ligações telefônicas.
Um programa gerenciador administra as mensagens, para que elas cheguem aos seus destinatários ou fiquem públicas.
BBS mais sofisticados podem oferecer serviços de informações -preços de ações em Bolsa, previsão do tempo etc.-, acesso à rede mundial Internet e programas gratuitos ou para teste (shareware).
O livro do norte-americano David Wolfe, operador do BBS Pandaemonium, nos EUA, informa o equipamento necessário para operar um BBS (computador, placa de modem, linha telefônica, software gerenciador de BBS).
Em linguagem simples, traz dicas que podem ajudar o operador iniciante a aproveitar ao máximo o seu equipamento e sugestões para divulgação do serviço.
O livro, que custa R$ 49, vem com disquete com programas para melhorar a apresentação do BBS, como o desenhador de telas "TheDraw".
Também traz o gerenciador de BBS "GAP", que é o mais discutido ao longo das 420 páginas do livro.
O problema é que o "GAP" só funciona em inglês. Diferentemente de outros programas semelhantes, como o "PCBoard" e o "Remote Access", não traz opções de configuração em outros idiomas.

ONDE ENCONTRAR
MAKRON BOOKS: tel. (011) 829-860

Texto Anterior: 'AutoSys' é prático, mas tem limitações
Próximo Texto: Guia ensina a usar serviço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.