São Paulo, quarta-feira, 25 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede integra cientistas

ANITA MANNING
DO "USA TODAY"

Quando algum aluno demonstra dúvidas de difícil solução, a professora Nancy Ridenour, do Departamento de Ciências da Universidade de Ithaca (Nova York), consulta, rapidamente, dezenas de especialistas norte-americanos.
Isso é possível graças ao sistema Access Excellence, uma rede de computadores desenvolvida para auxiliar cientistas e professores.
O investimento de US$ 10 milhões pretende integrar profissionais de ciências e mantê-los atualizados sobre os avanços científicos em todo o mundo.
O projeto, assinado pela companhia de biotecnologia Genentech, baseou-se na opinião dos próprios cientistas para que pudesse se adaptar perfeitamente às suas necessidades.
Segundo pesquisas realizadas pela empresa durante a concepção da rede, 92% dos especialistas sentem-se isolados nos campi.
Essa solidão faz, muitas vezes, com que as informações científicas demorem a ser difundidas no meio acadêmico.
Entrando no Access Excellence, o professor tem à disposição uma série de menus específicos com informações provenientes de todo o planeta.
Os últimos relatórios sobre DNA ou as mais recentes notícias sobre novos vírus podem ser acionados e estudados com um simples apertar de teclas.
"Esse canal permite ao professor manter a mente aberta", diz Ridenour. "Quanto mais o professor aprende, mais os alunos têm a ganhar".
O serviço registrou, nos últimos 30 dias, 10 mil acessos efetuados pelos fóruns da rede America Online.
Já pela World Wide Web (seção multimídia da rede mundial Internet), a Genentech acredita que cerca de 3.500 pessoas entram diariamente na Access Excellence.
O endereço da rede na Internet é http://www.gene.com/ae.

Texto Anterior: Mauá terá cursos via Internet
Próximo Texto: Bangue-bangue exige rapidez e pontaria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.