São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perfil muda no Reino Unido

OTÁVIO DIAS
DE LONDRES

O mercado de trabalho no Reino Unido tem sofrido mudanças profundas nas últimas décadas e, cada vez mais, tende a se organizar de maneira flexível.
Atualmente, cerca de 40% da população ativa do Reino Unido trabalha em sistema de meio período, período integral mas com carga horária variável ou por meio de contrato com prazo de término definido.
Até o ano 2000, esta percentagem deve subir para 50%.
Segundo a Confederação da Indústria Britânica, a flexibilização afrouxou os vínculos empregatícios entre a empresa e o funcionário. Durante sua vida ativa, o trabalhador tende a trabalhar para diversas organizações ou, pelo menos, realizar funções diferentes dentro de uma mesma companhia.
Esta flexibilização alterou radicalmente a percepção dos empresários no que diz respeito às qualidades básicas requeridas de um profissional.
"No passado, a idéia predominante era de que a companhia oferecia uma carreira a um indivíduo", diz Tony Webb, diretor de educação e treinamento da Confederação da Indústria Britânica (CBI).
"Hoje, o indivíduo precisa administrar seu próprio caminho profissional, tomar decisões sobre o que fazer, porque provavelmente não ficará para sempre numa mesma organização", continua.
Segundo Webb, o empresariado britânico utiliza hoje três parâmetros básicos para a escolha de um profissional: desempenho acadêmico, "habilidades centrais" e "atitude".

Texto Anterior: Meta é investir em segurado
Próximo Texto: Escola do Rio está sem recursos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.