São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Colecionador tem Fuscas de ouro e gelatina

VICTOR AGOSTINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

O empresário Francisco Varca Júnior, 43, se autodenomina um "viciado por Fusca". Esse vício, que começou tarde, em 1988, faz de Varca o maior colecionador de miniaturas e objetos relacionados ao carro no país.
Até a semana passada, sua coleção contabilizava 539 miniaturas de todos os materiais possíveis -de ouro a gelatina- e 761 objetos, entre gravatas, chaveiros, anéis, baleiro, perfume, velas, filmes etc, com o design do carro projetado pelo alemão Ferdinand Porshe, em 1938.
Para abrigar a coleção, Varca teve que ocupar uma sala na sede de sua empresa, a Camisaria Varca, e distribuir as miniaturas por cinco grandes estantes.
A peça mais antiga da coleção de Varca é um Fusca de lata produzido em 1950. A mais estranha, a miniatura do carro feita de gelatina, que, para desespero do colecionador, está derretendo.
A mais valiosa é de ouro, com faróis de diamantes e lanternas traseiras com rubis incrustados.
Varca não gosta de falar o preço de cada peça, mas se diz disposto a pagar o que for para obter um novo item para sua coleção. Ele frequenta todas as feiras paulistanas de antiguidades e conta com a ajuda de amigos, que sempre encontram um novo objeto.
Se o "vício" por Fuscas despertou em Varca tardiamente, a paixão pelo carro vem desde a adolescência, quando ganhou do pai o seu primeiro Fusca.
Hoje, o empresário tem dois Fuscas: um 63, original, e outro 70, "mexido", ou seja, com motor 1.600 cilindradas, funilaria estilizada e uma carreta acoplada na traseira do veículo.
Varca já teve oito Fuscas ao mesmo tempo, mas, por falta de garagem, teve que vendê-los.
Sua filha mais velha, Marcella, 17, tem vergonha de passear de Fusca. "Quando eu falo que vou buscá-la na escola de Fusca, ela diz que prefere andar a pé."

Texto Anterior: Folha promove palestra com corredor de rali; Final de concurso de sushiman será hoje; Avenida da zona leste é interditada por 45 dias; Passeio causa mudança no trânsito da Vila Formosa; Seminário sobre grandes cidades começa amanhã; Parque exibe escultura de manteiga em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.