São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura pode modificar o padrão genético

VANESSA DE SÁ
DA REPORTAGEM LOCAL

Para Francisco Salzano, geneticista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), as descobertas culturais podem ser decisivas para o sucesso biológico de uma população.
"A descoberta do fogo, a revolução agrícola, o desenvolvimento de armas mortíferas são fatores culturais que influenciam não só a viabilidade de determinados indivíduos, mas também a sua capacidade de reprodução", diz Salzano.
Segundo ele, a cultura é um atributo humano e, no estudo da evolução humana, é indispensável que ela seja levada em conta.
"A evolução da cultura se desenvolve de maneira independente da evolução biológica. O inverso, entretanto, não é verdadeiro".
Para ele, os resultados de Pena mostram que hoje há uma espécie de "monotonia genética" e que isso se deve ao fato de os genes dos cromossomos sexuais se comportarem de forma diferente daqueles dos outros cromossomos.
"Qualquer alteração nesses cromossomos pode afetar a determinação do sexo do indivíduo em que a mudança ocorreu, prejudicando sua transmissão."
Segundo ele, isso explica por que as regiões genéticas dos cromossomos X e Y (sexuais) são evolutivamente mais conservadas que a dos outros cromossomos.
"É mais difícil que ocorram modificações 'neutras' nesses cromossomos, suscetíveis à influência do acaso", afirma o cientista.
Segundo ele, quando se recorre ao acaso para explicar a alta frequência de um haplótipo no cromossomo Y em populações ameríndias, "isso geralmente explica nossa ignorância sobre fatores determinísticos que podem estar agindo no fenômeno".
(VDSA)

Texto Anterior: Cromossomos são 'casas' onde moram os genes
Próximo Texto: Domingo traz destaques em festivais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.