São Paulo, domingo, 29 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

um retrato fiel do pior diretor

ALSELMO CHERÉ

Edward D. Wood Jr., conhecido como Ed Wood, recebeu o título póstumo de pior diretor de todos os tempos. Seu maior sonho era ser um novo Orson Wells, mas tudo o que conseguiu foi virar o rei dos filmes B.
Em um deles, "Plan 9 from Outer Space", os discos voadores são pratos pintados a mão, presos por fios. Em outro, "Glen or Glenda - I Changed my Sex", Wood mistura um campeão de luta romana (Tor Johnson), com o ator Bela Lugosi, considerado o melhor vampiro que o cinema já produziu e que morreu pobre e esquecido em 1956.
Dirigido por Tim Burton, "Ed Wood" retrata com fidelidade o clima das produções B dos anos 50. Depp, em interpretação brilhante, vive Wood. Mas foi Martin Landau, na pele de Lugosi, que faturou o Oscar 95 de melhor ator coadjuvante.
Anselmo Cheré

Ed Wood. (EUA, 1994). Direção: Tim Burton. Com Johnny Depp, Martin Landau, Sarah Jessica Parker. Duração: 127 minutos. Abril Vídeo. Tel. 837-4542. Preço: R$ 65.

Texto Anterior: ópera celebra a tradição
Próximo Texto: compre o seu por telefone
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.