São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 1995
Texto Anterior | Índice

Diretor argentino Victor Garcia recebe homenagem no Memorial

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor argentino Victor Garcia (1934-1982) foi homenageado ontem à noite no Memorial da América Latina, em São Paulo, com um debate sobre os seus espetáculos no Brasil.
Garcia dirigiu duas montagens no país, uma delas “O Balcão”, que está completando 25 anos. Antes do evento foi exibido um filme com cenas da peça.
Na homenagem, o crítico Sábato Magaldi recordou “o efeito plástico extraordinário” das montanhas do argentino.
Para Magaldi, “o fato de ter estudado arquitetura levou Garcia a pensar cada espetáculo como um 'espaço próprio'. Assim, “ele destruiu o teatro Ruth Escobar para fazer 'O Balcão'.
A crítica Ilka Zanotto confirmou que “o cenário, o universo físico, era importantíssimo”.
O ator Raul Cortez, que atuou na peça, lembrou que a atenção com a plasticidade se estendia à interpretação. Cortez disse que a maior instrução que recebeu foi para “trabalhar com cores, escolher uma para cada cena”.
A atriz Célia Helena lembrou os momentos de perigo com a cenografia da peça, o que fez Raul Cortez recordar o “grande risco de vida” que todos corriam.
Para o ator, o elenco participou da montagem, apesar dos problemas, porque tinha a “consciência de estar lidando com um gênio”.

Texto Anterior: Bahia reúne 70 mil em desagravo a santa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.