São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Manicure emagrece 256 kg depois de dois anos em spa

VALMIR DENARDIN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SOROCABA

Duzentos e cinquenta e seis quilos mais magra, a manicure Joselina da Silva, 36, a Jô, completa na próxima quarta-feira dois anos de tratamento no spa Chácara Seis Irmãos, em Sorocaba (87 km a oeste de São Paulo).
Em 1º de novembro de 93, a manicure, de 1,62 metro, chegou à clínica em um carro do Corpo de Bombeiros, pesando 406 quilos.
Ela não andava. Foi preciso demolir parte de uma parede para colocá-la no quarto porque seu corpo não passava por nenhuma porta.
No ano passado, ela foi incluída na edição brasileira do "Guiness Book", o livro dos recordes, como a mulher mais gorda do país.
Atualmente, segundo a direção do spa, Jô tem 150 quilos -pouco mais de um terço do peso de quando foi internada-, anda normalmente e faz exercícios.
O médico Hely Carneiro, 63, diretor da clínica, prevê que a manicure termine o tratamento entre julho e setembro de 96 -quase três anos após a internação.
Segundo Carneiro, o emagrecimento de grandes obesos em um spa dura, em média, um ano e meio. Nesse período, os pacientes são submetidos a três cirurgias para retirada de gordura da barriga, do peito, dos braços e das pernas.
A manicure ficará mais tempo porque tem elefantíase (hipertrofia da pele). "A Jô terá permanência excepcional porque vai sofrer sete operações: três no abdome, três nas pernas e uma nas mamas e nos braços", disse o médico.
Até agora, ela já foi operada três vezes -duas no abdome e uma na perna esquerda. Segundo Carneiro, Jô deve encerrar o tratamento quando atingir 80 quilos.
A dieta diária de Jô é de 420 calorias (pouco mais de uma barra de 50 gramas de chocolate). Pessoas "normais" consomem cerca de 1.500 calorias diárias.

Texto Anterior: De mãos dadas, amigos rezam pela libertação
Próximo Texto: Objetivo é chegar aos 74
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.