São Paulo, segunda-feira, 30 de outubro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente mata 300 no Azerbaijão

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 300 pessoas morreram e 270 ficaram feridas em incêndio no metrô de Baku (capital do Azerbaijão) anteontem às 17h50 (12h50, hora de Brasília).
Um porta-voz da polícia informou ontem que entre os mortos estão 28 crianças, 126 mulheres e 135 homens.
Entretanto, o número de vítimas fatais pode ser maior. Fontes de hospitais locais divulgaram que 337 teriam morrido no acidente, e que a maioria dos feridos está hospitalizada por queimaduras e intoxicação por monóxido de carbono, gás tóxico.
Bombeiros que ainda trabalhavam ontem no resgate das vítimas disseram que o número de mortos pode chegar a 600.
Segundo a polícia local, o incêndio teria sido causado por um cabo de alta tensão.
O incêndio, que começou entre as estações Ulduz e Narimanov do metrô, provocou o corte imediato de eletricidade, fazendo com que as portas do trem ficassem bloqueadas.
"Eu ouvi um barulho e o trem parou. Havia muita fumaça e as pessoas começaram a sufocar. Elas começaram a quebrar as janelas e estavam em pânico", disse uma das testemunhas.
O presidente do Azerbaijão, Haydar Aliyev, declarou ontem dois dias de luto pelas vítimas do acidente. Aliyev criou uma comissão de investigação para apurar o acidente.
O ministro do Interior, Ramil Ussubov, excluiu a possibilidade de o incêndio ter sido criminoso.
A polícia, entretanto, não descarta a possibilidade de o incêndio ter sido provocado por ativistas armênios.
O acidente foi considerado um dos mais graves dos últimos anos no país. Em março de 1994, a explosão de uma bomba em um vagão de trem matou 12 pessoas e feriu 53.
Em julho do mesmo ano, outra explosão matou sete e feriu 29 na capital da ex-república soviética.

Texto Anterior: Papa beatifica três suíças do século 19; Aliados tentam novo mandato para Menem; EUA e Rússia fazem novo acordo militar; Trigo deve superar arroz entre pobres
Próximo Texto: Grupo radical promete atentados contra Israel após morte de líder
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.