São Paulo, quarta-feira, 1 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pacote de CDs convoca melhores do blues

LUIZ ANTÔNIO RYFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o blues tivesse uma seleção, os músicos do pacote de 10 CDs que a BMG está lançando teriam a sua convocação garantida.
B.B. King, Buddy Guy, John Lee Hooker, Albert Collins, Koko Taylor, Howlin' Wolf, Bo Diddley, Muddy Water, têm lugar de destaque em qualquer antologia do gênero. O único que destoa um pouco da classificação de blueseiro é o roqueiro Chuck Berry, não, óbvio, pelo seu talento.
Mesmo assim, o jogo executado por essa equipe é de encher os ouvidos de qualquer um. A maioria dos artistas é adepto do blues de Chicago, urbano e eletrificado.
Além disso, a cidade norte-americana sediava a gravadora Chess, uma das mais importantes do gênero -embora fundada por imigrantes poloneses.
Nove dos 10 CDs é de guitarristas. Muddy Waters é o que tem mais títulos, três.
O melhor deles é "The London Muddy Waters Sessions", em que ele aparece com uma banda de primeira: o guitarrista irlandês Rory Gallagher, o baterista Mitch Mitchell -que tocou com Jimi Hendrix-, o tecladista Steve Winwood, o baixista Rich Grech (do Blind Faith), entre outros.
Esse foi um dos discos feitos pela Chess para aproveitar a popularidade do blues dos EUA na Inglaterra entre os músicos brancos.
Mas a gravadora fez outros com o mesmo modelo, vários roqueiros brancos tocando músicos de blues. Chuck Berry teve o seu, Bo Diddley também.
Em "Muddy & The Wolf" estão sete músicas de "The London Howlin' Wolf Sessions", em que o cantor norte-americano contracena com Eric Clapton, Steve Winwood, o pianista Ian Stewart (Faces), o baterista Charlie Watts (Rolling Stones) e o baixista Bill Wyman (Rolling Stones).
"Left My Heart In San Francisco", de Buddy Guy, não foi gravado em Londres, nem teve a figuração de renomados roqueiros brancos, mais também é excelente. Um dos melhores do pacote.
Buddy também aparece em outros dois CDs como coadjuvante. Em "The Super Super Blues Band" ele é o baixista - instrumento que costumava tocar nas sessões de estúdio em início de carreira -e em "Koko Taylor" ele volta à guitarra.
Outro bom momento é "Urban Blues" do guitarrista John Lee Hooker, com alguns clássicos, como "Boom Boom" e "Think Twice Before You Go".
O guitarrista B.B. King aparece em dois momentos. Ambos são registros ao vivo em prisões norte-americanas. O bom "Live at San Quentin" é mais recente, de 90. Mas "Live In Cook County Jail" é um clássico.

Disco: Urban Blues
Artista: John Lee Hooker
Disco: Left My Heart in San Francisco
Artista: Buddy Guy
Disco: The Super Super Blues Band
Artista: Howlin' Wolf, Muddy Waters, Bo Diddley
Disco: Truckin' With Albert Collins
Artista: Albert Collins
Disco: Koko Taylor
Artista: Koko Taylor
Disco: Live In Cook County Jail
Artista: B.B. King
Disco: Muddy And The Wolf
Artista: Muddy Waters & Howlin' Wolf
Disco: The London Sessions
Artista: Chuck Berry
Disco: The London Sessions
Artista: Muddy Waters
Disco: Live At San Quentin
Artista: B.B. King
Lançamento: BMG-Ariola
Preço: R$ 18 (o CD, em média)

Texto Anterior: OS PREMIADOS
Próximo Texto: Madonna canta tristezas do amor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.