São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Explode Coração' une tradição cigana e microcomputadores

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

A tradição secular dos ciganos e o avanço tecnológico da Internet, a rede mundial de computadores, fazem o cenário de um amor virtual em "Explode Coração". A nova novela da Rede Globo estréia amanhã, às 21h, por causa do horário eleitoral gratuito.
É o primeiro trabalho de Glória Perez desde "De Corpo e Alma", há três anos, quando sua filha, a atriz Daniela Perez, foi assassinada. A direção é de Denis Carvalho.
Desta vez, o grande desafio é tentar manter a audiência de "A Próxima Vítima", que atingiu a média de 55 pontos no Ibope (cerca de 5,5 milhões de telespectadores) nas últimas semanas.
Os protagonistas da história, a cigana Dara (Teresa Seiblitz) e o empresário Júlio Falcão (Edson Celulari), se conhecem e se comunicam pelo computador, sem se encontrarem pessoalmente no início da trama.
A Internet permite que pessoas de vários pontos do mundo consultem bancos de dados e troquem informações, sempre pelo computador.
Mais do que informações, Dara e Júlio trocam também (in)confidências sobre seus dramas amorosos. Ele está insatisfeito com o casamento e ela não quer o noivo escolhido pelos pais.
Filha de ciganos ricos da zona sul do Rio, Dara foi prometida, desde criança, ao cigano Igor (o estreante Ricardo Macchi). Ela se rebela contra o casamento arranjado e as tradições ciganas, que impedem a mulher de estudar.
Outro personagem usará a Internet como disfarce para devaneios amorosos: o tímido Edu (Cássio Gabus Mendes), um rapaz do subúrbio que tenta conquistar a jornalista Yone (Débora Evelyn) se descrevendo como um galã.
Edu é o terceiro personagem da trama a conhecer, via Internet, um mundo distante de sua realidade: ele entra no sistema de informações de um banco estrangeiro e descobre uma rede de fraudes que transforma a vida de Falcão.
Ao expor para o grande público amores virtuais via Internet, a novela explora o meio de comunicação mais badalado do momento e um velho estratagema da conquista amorosa: o anonimato.
"Na Internet, como tudo pode ser absolutamente anônimo, as pessoas se permitem dizer coisas que não diriam ao telefone ou pessoalmente", diz Afonso de Albuquerque, professor da Universidade Federal Fluminense e usuário da Internet.
Glória Perez usou o próprio computador para entrar na Internet, conversar com outros usuários e saber como ocorrem romances e intrigas via computador.
A autora recebeu comunicações de vários usuários, que contavam sobre as próprias aventuras cibernéticas, diziam achar monótona a vida real e muito mais interessantes as viagens pela Internet.

Texto Anterior: Márcio Garcia interpreta índio no cinema
Próximo Texto: Internet invade o Brasil pela janela da televisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.