São Paulo, domingo, 5 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internet invade o Brasil pela janela da televisão

MARIA ERCILIA
DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil tudo vira novela -até rede de computador. A inclusão da Internet no roteiro de "Explode Coração" vai apresentar a rede a uma imensa quantidade de pessoas que nunca ouviram falar nela e nem sequer cogitaram comprar um computador.
É um efeito curioso da importação de modismos no Brasil. As novelas das oito cumprem o mesmo papel que a produção média de cinema em Hollywood, diluindo temas atuais para o público de massa.
No entanto, os primeiros filmes sobre a Internet só foram lançados nos Estados Unidos em meados deste ano e chegaram ao Brasil no mês passado.
Isso no país que comanda a indústria de computadores mundial, que inventou a Internet e onde estão sendo investidas grandes quantidades de dinheiro para tornar a comunicação por computador viável comercialmente.
Aliás, parece que no Brasil as coisas só começam a existir quando viram novela, mesmo. Uma continha simples já produz um resultado surpreendente: segundo as estatísticas mais otimistas, a Internet tem hoje 50 milhões de usuários no mundo inteiro. A TV brasileira tem cerca de 110 milhões de espectadores potenciais.
Segundo Paulo Carneiro, diretor de divulgação da Globo, a audiência de uma novela das oito na Globo chega à metade desses 110 milhões.
Noves fora: o número de pessoas que vão assistir a uma novela sobre a Internet no Brasil pode ser o mesmo que as que efetivamente usam a Internet no mundo inteiro. À falta de telefones e computadores, a rede vai entrar definitivamente no Brasil pela janela -da TV.
Novelão
Glória Perez fez sua lição de casa. Antes de escrever "Explode Coração" passou meses usando a Internet, trocou mensagens com usuários, ouviu histórias. Criou uma mistura esperta de futuro e passado com Dara (Teresa Seiblitz), a personagem cigana que se rebela contra as tradições e aproveita o anonimato da rede para desabafar.
A rede também servirá como pretexto para personagens de mundos totalmente diferentes entrarem em choque.
Os dois eixos dramáticos envolvendo a Internet serão uma fraude financeira e a paixão entre pessoas que nunca se viram. Com ou sem computador, é o binômio crime e amor do novelão...

Texto Anterior: 'Explode Coração' une tradição cigana e microcomputadores
Próximo Texto: Isadora Ribeiro inaugura novo visual
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.