São Paulo, terça-feira, 7 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Árabe reúne 1.100 animais para a mostra nacional em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A maior mostra de cavalos de sangue árabe da América Latina começa no próximo sábado no Agrocentro, em São Paulo.
Em sua 14ª versão, a Exposição Nacional do Cavalo Árabe reúne 1.100 animais, quase 30% a mais que o número do ano passado. O encerramento da feira acontece no dia 19 de novembro.
"Os criadores se animam quando o assunto é a nacional", afirma Paulo Roberto Levy, diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe, entidade promotora da mostra.
Segundo ele, as constantes crises da economia dificilmente interferem na festa dos arabistas (criadores de cavalo árabe).
"Épocas mais críticas que a vivida agora não conseguiram ofuscar o brilho da mostra", afirma.
Para Levy, a criação brasileira de puro-sangue árabe vive momentos de euforia.
"Desde 94 passamos de velhos importadores de cavalos dos EUA a exportadores da raça para aquele país", explica.
Mais: "Há 15 dias, na Exposição Nacional dos EUA, entre os 10 garanhões consagrados 'top ten', três deles nasceram no Brasil", diz Levy.
Isso é muito importante, segundo o criador paulista. "Nos EUA, que possuem o maior e mais desenvolvido criatório de puro-sangue árabe, com 400 mil exemplares, cerca de 30% dos garanhões que concorreram ao prêmio 'top ten' são brasileiros".
Os reprodutores 'top ten' são escolhidos entre centenas de outros garanhões nos julgamentos da exposição nacional norte-americana. São os melhores da mostra.
Três raças de sangue árabe são criadas no Brasil.
A milenar puro-sangue árabe, que deu origem a várias outras raças equinas; a anglo árabe, cruzamento da puro-sangue árabe com a puro-sangue inglês; e a cruza árabe, cruzamento da puro-sangue árabe com outras raças equinas.
Todas elas participam dos julgamentos da 14ª Nacional. A puro-sangue árabe, com 580 cabeças; a anglo árabe, com 80 cabeças; a cruza árabe, com 50 cabeças.
Entre os leilões a novidade será o Prenhez Selecionada, com venda de ventres de matrizes renomadas da criação mundial.
A Associação do Cavalo Árabe vai sortear dois automóveis durante a nacional.
Um deles entre os cavaleiros que concorrem na 'Arabian Cup 95'. Eles participam com animais de sangue árabe em diversas competições este ano no país.
O outro automóvel vai ser sorteado entre os classificados nas provas de hipismo clássico e rural que ocorrem durante a nacional.
Os organizadores da nacional promovem diversas provas de pista. A proposta é mostrar o cavalo árabe em ação.

14ª EXPOSIÇÃO NACIONAL DO CAVALO ÁRABE: De 11 a 19 de novembro, no Agrocentro, em São Paulo. Promoção da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalo Árabe. Tel. (011) 263-1744.

Texto Anterior: Batavo implanta projeto agrícola no cerrado do MA
Próximo Texto: Baby fatura R$ 108 mil na venda de 27 animais no Buffet Érico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.