São Paulo, terça-feira, 7 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Caminhada lembra morte de Zumbi

DA REPORTAGEM LOCAL

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) iniciou ontem a 'Jornada Zumbi pela Vida', uma caminhada de 227 km em protesto contra a discriminação racial e para relembrar os 300 anos da morte do líder negro Zumbi dos Palmares.
Participam 53 pessoas, entre dirigentes sindicais e líderes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.
A caminhada saiu ontem de manhã do Masp, em São Paulo, e deve chegar a Aparecida (170 km ao nordeste de São Paulo) na manhã do dia 15.
Na chegada a Aparecida haverá um ato ecumênico na Basílica Nossa Senhora Aparecida, com um show do cantor Milton Nascimento e a presença do ex-presidente do PT, Luiz Inácio Lula da Silva.
Os participantes da caminhada estarão em Brasília no dia 20, dia da morte de Zumbi e dia Nacional da Consciência Negra, para entregar ao presidente Fernando Henrique Cardoso um manifesto reivindicando mudanças nas políticas sociais do governo federal.
Segundo o presidente nacional da CUT, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, a caminhada é um sacrifício para lembrar a fuga de Zumbi depois que a República dos Palmares foi destruída. "Ele andou por um ano, muito mais do que nós vamos andar", disse.
Vicentinho participa da jornada com a mulher, Roseli, 29 e o filho Lucas, 8 meses.

Texto Anterior: HC passa a atender pacientes particulares
Próximo Texto: Evento em SP discute o futuro do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.