São Paulo, terça-feira, 7 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Série destaca veteranos do jazz

CARLOS CALADO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O pacote Sony também inclui os quatro primeiros álbuns da série "Legendary Pioneers of Jazz", com gravações de veteranos do gênero. Os mais conhecidos são o saxofonista Lou Donaldson, 69, e o baixista Milt Hinton, 85.
Mestre dos "grooves" (ritmos dançantes), desta vez Donaldson preferiu um repertório recheado de baladas e blues jazzísticos. Mas não deixou de incluir "Midnight Creeper", irresistível em qualquer pista.
Um dos poucos remanescentes da geração do "swing", Hinton alterna canções clássicas, como "Just Friends" e "Indiana", com composições próprias. Ainda inéditos no Brasil, os pianistas Valerie Capers e Harold Mabern acabam se revelando boas surpresas.
Parceiro ocasional de Miles Davis e J.j. Johnson, durante os anos 60, Mabern cultivou seus vínculos com o melhor jazz moderno. É o que prova em "Leading Man", acompanhado por Ron Carter e Jack DeJohnnette, entre outros.
Perder a visão aos 6 anos não impediu que a nova-iorquina Valerie Capers desenvolvesse seu piano jazzístico. No CD "Come on Home", além da participação do astro Wynton Marsalis, Valerie tem a companhia de dois cubanos: o saxofonista Paquito D'Rivera e o percussionista Mongo Santamaria.

Discos: Sentimental Journey (de Lou Donaldson); Laughing at Life (de Milt Hinton); The Leading Man (de Harold Mabern); Come on Home (de Valerie Capers)
Lançamentos: Columbia/Sony
Quanto: R$ 20 (em média)

Texto Anterior: Marsalis visita Snoopy e Charlie Brown em CD
Próximo Texto: Seis CDs reúnem gravações do compositor Villa-Lobos em Paris
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.