São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entenda a briga no Oriente Médio

JOÃO BATISTA NATALI

Imaginem duas turmas que durante muito tempo brigaram uma com a outra. De repente, pessoas da mesma turma passam a brigar entre si.
É mais ou menos isso que acontece no Oriente Médio. Durante quase 50 anos, os judeus de Israel se uniram para lutar contra os árabes. Os árabes, também unidos, lutavam contra Israel.
Guerra de verdade é uma coisa muito triste. Milhares de crianças ficam sem os pais, que foram mortos pelo inimigo.
Em Israel, ninguém gostaria de fazer novas guerras. Mas muitos acham que, para chegar à paz, o governo estava pagando um preço muito alto aos vizinhos árabes.
Israel é um país fundado pelos judeus. O judaismo é uma das religiões mais importantes do mundo e nasceu justamente no local onde hoje está Israel.
É por isso que muitos judeus acham que eles têm mais direito do que os árabes de ocuparem aquele território.
Yitzhak Rabin e a maioria dos israelenses que votaram nele acreditavam, ao contrário, que Israel é um país moderno. Para eles, são os judeus de hoje, e não a Bíblia, que devem decidir por onde passarão as fronteiras com os vizinhos.
(JBN)

Texto Anterior: Um tiro contra a paz em Israel
Próximo Texto: Vire um Power Ranger e ganhe poderes especiais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.