São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 1995
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Saraceni volta ao teatro com "Intensa Magia"

Diretor define peça de ato único como 'plano sequência'

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Erramos: 10/11/95
Está errada a identificação da foto publicada à pág. 5-7 ( Ilustrada) da edição de hoje. A identificação correta é: "A atriz Rosamaria Murtinho, que interpreta um dos papéis principais na peça 'Intensa Magia'". A autoria da foto também é informada incorretamente. A foto é da Folha/Imagem.
Peça: Intensa Magia
Diretor: Paulo Cezar Saraceni
Com: Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho
Estréia: hoje, às 21h30
Onde: Teatro Vanucci, shopping da Gávea (r. Marquês de São Vicente, 52, 3 piso, tel.: 021/274-7246, Rio)
Horários: de quinta a sábado, às 21h30; aos domingos, às 20h
Vesperais: quintas, às 17h
Preços: R$ 20,00 (quintas), R$ 22,00 (sextas e domingos) e R$ 25,00 (sábados).

Autor da frase-símbolo do Cinema Novo -uma câmera na mão e uma idéia na cabeça-, o cineasta Paulo Cezar Saraceni arrisca, agora sem câmera, uma direção cinematográfica em "Intensa Magia", peça que estréia hoje no Rio.
"Intensa Magia" é um drama familiar escrito por Maria Adelaide Amaral. A peça conta a história de um pai ao mesmo tempo sarcástico e sonhador e sua relação com a mulher e os filhos.
Na noite de noivado da filha mais nova, Alberto -vivido por Mauro Mendonça- começa a ironizar a situação e termina por fazer uma avaliação amarga da vida de cada membro da família.
Para ele, a mulher, Roma (Rosamaria Murtinho) é uma romântica inútil, e a filha mais velha, Tereza (Ana Maria Nascimento e Silva), uma solteirona amarga.
Os principais alvos da ironia de Alberto são a filha mais nova, Zezé (Priscila Camargo), que comemora o casamento como salvação, e o filho Betinho (Rodrigo Mendonça), que vive às custas do sogro. Mauro Mendonça e Rosamaria Murtinho comemoram com "Intensa Magia" quarenta anos de carreira. Seu filho Rodrigo está no papel de Betinho.
Saraceni, 62, esteve fora do teatro pelos últimos trinta anos, desde que atuou como assistente de direção na época do Teatro Brasileiro de Comédia. Chegou a dirigir a atriz Cacilda Becker, mas trocou os palcos pela câmera para viver, junto com os diretores Gláuber Rocha e Nélson Pereira dos Santos, o início do Cinema Novo.
Dirigiu filmes como "Anchieta José do Brasil", "Arraial do Cabo" e "Integração Racial".
Na peça produzida pela mulher Ana Maria levou para o palco os amigos e a experiência do cinema.
O fotógrafo de seus filmes e guru de sua geração, Mário Carneiro, assina a iluminação da peça.
Ferdy Carneiro, também parceiro no cinema, fez os cenários.
Saraceni busca no cinema a definição para seu trabalho como diretor teatral e define o espetáculo de um único ato como "um plano sequência de uma hora e meia". O que mais estranhou no palco foi a falta de um espetáculo pronto.
"Nenhum dia é igual ao outro, por isso fiz um vídeo sobre a peça", diz Saraceni. A "Intensa Magia" deve ser encenada em São Paulo no início do ano de 96.

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