São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vacinar mães pode proteger os bebês

DA REDAÇÃO

Vacinar mulheres grávidas contra um tipo de pneumonia pode proteger da doença bebês que nascerem, sugere um estudo publicado hoje na revista "The Lancet".
Pesquisadores dos EUA e de Bangladesh (Ásia) usaram a técnica conhecida como imunização materna em um grupo de mulheres grávidas no final da gestação.
A técnica supõe que o feto aproveite anticorpos que a mãe desenvolve contra a doença, que atravessam a placenta e entram na corrente sanguínea fetal.
Após o nascimento, os anticorpos tendem a permanecer no sangue do bebê por vários meses, ajudando-o a resistir a infecções enquanto seu sistema de defesa amadurece no início da vida.
No experimento, a equipe de Mark Steinhoff, da Universidade Johns Hopkins (EUA), deu a um grupo de grávidas vacina contra uma bactéria do tipo pneumococo, que causa pneumonia. Outro grupo recebeu vacina diferente.
Testes sanguíneos mostraram que os filhos das mães vacinadas contra o pneumococo tinham níveis de anticorpos até três vezes maiores que os das outras.
Como o sistema de defesa dos bebês é imaturo, vacinas usuais contra a bactéria não podem ser aplicadas até dois anos de idade.
A descoberta sugere que vacinar as mães pode reduzir a morte de crianças por pneumonia.

Texto Anterior: Metrô vai receber R$ 1,2 bi
Próximo Texto: Assembléia da CUT define amanhã acordo salarial com o Sindipeças
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.