São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Máquina destrói vestígios de quilombo

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM UNIÃO DOS PALMARES

Máquinas da Prefeitura de União dos Palmares (AL) destruíram sítios arqueológicos da serra da Barriga, onde acontecem parte das comemorações dos 300 anos da morte de Zumbi.
Três potes de cerâmica -um contendo dentes humanos e búzios- foram quebrados.
Isso deve dificultar o trabalho de resgate arqueológico da história do Quilombo dos Palmares, último foco de resistência militar de Zumbi contra as tropas coloniais.
O trabalho da prefeitura, que deseja manter o local limpo para receber as autoridades no próximo dia 20, revoltou o movimento negro e a comunidade científica que se dedica a estudar o quilombo.
Eles haviam recomendado à prefeitura que não voltasse a usar uma motoniveladora -um equipamento pesado que não deve ser utilizado em áreas com interesses arqueológicos-, como vinha sendo feito havia oito anos.
O secretário de Cultura do município, Paulo de Castro Sarmento Filho, 40, afirmou que levou os dentes encontrados em um dos vasos para sua casa. Ele afirmou que voltou a enterrar os potes.
Entre as 2.448 peças colhidas em 14 sítios arqueológicos na Serra da Barriga em 92 e 93, apenas um vaso de cerâmica havia sido encontrado. A maioria das peças são cacos de cerâmica. Os trabalhos arqueológicos não passaram da fase inicial, por falta de verba.
A ação das máquinas nos últimos oito anos pode ter provocado o afloramento do sítio arqueológico do período da existência do quilombo do século 17.
Segundo os pesquisadores, os vestígios estão à flor da terra, mais vulneráveis às máquinas.
A motoniveladora trabalhou por dois dias na semana passada, retirando mais de 1 m de terra. Nesse nível foram encontradas partes das peças das pesquisas arqueológicas coordenadas pelo professor da Unicamp Pedro Paulo Funari.
"É um descaso total com a história, com consequências graves para a pesquisa", afirmou Funari.

Texto Anterior: Desrespeito à Justiça enfraquece democracia
Próximo Texto: Secretário culpa 'falta de verba'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.