São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulheres não podem namorar

DA REPORTAGEM LOCAL

A tradição cigana impõe normas rígidas para as mulheres. Elas são obrigadas a manter a virgindade e morar com os seus pais até o casamento.
Não podem namorar. Os pais só permitem a união com ciganos. Os casamentos são combinados entre as famílias. Ao casar, vão viver com os pais do marido até pegar os hábitos da nova família.
Sua vida social deve se limitar às reuniões familiares e às festas da comunidade. Assim como os homens, quase todas tocam algum instrumento musical. Desde cedo aprendem a dançar.
Mas a principal atividade das mulheres ciganas, mesmo com a modernização dos costumes, continua sendo a leitura da sorte. Costumam aprender o ofício ainda crianças.
Olga Cinara, irmã da rebelde Pita, mantém a tradição em uma concorrida sala na alameda Nothmann (região central da cidade).
Cinara afirma que desde "os 7 ou 8 anos" lê a sorte. Diz ter sido a única a prever, em entrevistas na TV, o placar do jogo final Brasil x Itália na última Copa do Mundo. "A magia cigana não erra jamais", garante Cinara.

Texto Anterior: Jovem cigana vive drama de novela
Próximo Texto: Grupos deixam vida nômade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.