São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUT vence eleição para sindicato de São José

DA FOLHA VALE

A CUT (Central Única dos Trabalhadores) derrotou a Força Sindical na disputa pelo controle do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (97 km a nordeste de SP), o mais importante do Vale do Paraíba.
A Chapa 1, apoiada pela CUT, conseguiu 81,6% dos votos válidos, contra 13,6% dos votos obtidos pela Chapa 2, apoiada pela Força Sindical. Em números, a Chapa 1 obteve 9.490 votos e a Chapa 2, 1.586 votos.
O resultado foi divulgado ontem às 11h, logo após a contagem dos votos.
As urnas foram abertas às 4h, com três horas de atraso em relação ao horário previsto para o início da apuração, devido a divergências entre os integrantes das duas chapas.
O resultado não surpreendeu os sindicalistas das duas centrais sindicais. "Confirmou os nossos prognósticos", disse Antonio Donizete Ferreira, da Chapa 1.
Ele considerou a disputa importante porque, pela primeira vez, as duas principais centrais sindicais do país disputaram uma eleição no sindicato de São José.
"Foi bom para avaliar a vontade do trabalhador. O resultado é uma prova de que dificilmente a Força irá conseguir o controle do sindicato", afirmou Ferreira.
Para a Força Sindical, a eleição foi um teste que serviu de estímulo para a central continuar a desenvolver um trabalho na base sindical da região.
"A eleição mostrou que existe descontentamento na base com a direção do sindicato. Vamos continuar a divulgação das propostas da Força e também acompanhar o trabalho da direção do sindicato", disse o sindicalista Cláudio Batista da Silva, o Cláudio Bola, que encabeçou a Chapa 2.
Segundo ele, o resultado mostrou ainda que há espaço para a Força. A central tenta quebrar a hegemonia da CUT na região.

Texto Anterior: Mesbla decide adequar produtos a faixas de preços mais baixas
Próximo Texto: Banco do Brasil lança leilão eletrônico de café
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.