São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maioria dos dirigentes é corrupta, diz Pelé

DA SUCURSAL DO RIO

O ministro dos Esportes, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, disse ontem que "90% dos dirigentes brasileiros administram erradamente e sem competência os clubes".
Pelé disse também que "mais da metade é corrupta e tem que ir para a cadeia", mas não citou nomes.
O ministro fez a declaração depois de receber no Rio de Janeiro a Ordem do Mérito Aeronáutico, na base da Aeronáutica no campo dos Afonsos.
O ministro afirmou que na semana que vem vai receber o primeiro relatório de sua equipe sobre a nova lei do esporte, cujo projeto o governo vai enviar para votação no Congresso.
Um dos pontos centrais desse projeto de lei é a responsabilização de dirigentes pelas dívidas que eles contraírem em nome dos clubes, o que não acontece atualmente.
"Qualquer dirigente gasta, sai do clube e depois não é responsabilizado pelo que faz. É uma coisa que não se pode aceitar", disse o ministro.
Pelé criticou os dirigentes que fazem contratações milionárias. O Flamengo contratou neste ano mais de 20 jogadores, que custam mais de R$ 10 milhões.
"No Flamengo e nos outros clubes, é preciso trabalhar com pés no chão. Para se ter sucesso no futebol, precisa-se de boa administração."
Na opinião do ministro, "não se encontram dirigentes trabalhando de modo profissional na maioria dos clubes".
Pelé citou como exemplo de mentalidade "pé-no-chão" o centro com o qual o Santos, clube no qual ele se destacou como jogador e do qual é diretor, vai tentar revelar novos talentos para a equipe de futebol profissional.
O Santos viveu no início deste ano uma de suas mais graves crises financeiras.
Na tentativa de superá-la, a diretoria foi obrigada a fixar em R$ 10 mil o salarial máximo dos jogadores.
Aqueles que não aceitaram o novo limite foram negociados.

Texto Anterior: O JOGO
Próximo Texto: Flamengo em crise promete afastar atletas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.