São Paulo, sábado, 11 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Boi bumbá encerra encontro de cultura

ANDRÉ MUGGIATI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MANAUS

Brasília conhecerá, hoje, o festival folclórico de Parintins. Realizada todos os anos no final de junho, na cidade de Parintins (370 km de Manaus), a festa foi escolhida para encerrar o primeiro Encontro da Cultura Popular Brasileira, no estádio Mané Garrincha.
Os bumbás -agrEmiações semelhantes aos blocos carnavalescos- Caprichoso e Garantido deslocaram 300 pessoas da pequena cidade de 30 mil habitantes, às margens do rio Amazonas, até Brasília.
A idéia de levar os bumbás de Parintins para o encontro foi do carnavalesco Joãosinho Trinta. Ele e o ministro da Cultura, Francisco Weffort, estiveram em Parintins este ano assistindo a festa.
Joãosinho Trinta diz estar impressionado com a "força e a beleza do festival de Parintins".
Por isso, o festival já foi escolhido para representar o Amazonas no enredo da escola de samba Viradouro, do Rio de Janeiro, no Carnaval do ano que vem.
O próximo projeto do carnavalesco é levar a festa amazônica para apresentações na França.
O festival de Parintins existe desde o início do século, mas ficou mais famoso a partir de 89, com a inauguração de um "bumbódromo" (espécie de "sambódromo") com capacidade para 30 mil pessoas.
Luxo
O transporte de Parintins para Brasília foi difícil. Para chegar à capital os figurantes tiveram que enfrentar vários dias de barco.
As 300 pessoas representam um quarto do total que normalmente é apresentado em junho.
As fantasias maiores ficaram retidas no aeroporto de Manaus e até ontem não haviam chegado a Brasília. Já os carros alegóricos tiveram que ser reconstruídos, uma vez que, por causa de seu tamanho, o transporte seria impossível.

Texto Anterior: João Carlos Martins lança obra completa de Bach para teclado
Próximo Texto: As pessoas têm medo da oração
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.