São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sábio controla as sua paixões

PAULO COELHO
COLUNISTA DA FOLHA

O abade Abraão soube que perto do mosteiro de Sceta havia um sábio. Foi procurá-lo e perguntou: "Se hoje você encontrasse uma bela mulher em sua cama, conseguiria pensar que não era uma mulher?". "Não", respondeu o eremita, "mas conseguiria me controlar.
O abade continuou: "E se visse moedas de ouro no deserto, conseguiria ver este ouro como se fossem pedras?". "Não, disse o eremita, "mas conseguiria me controlar para não pegá-lo".
Insistiu Abraão: "E se você fosse procurado por dois irmãos, um que odeia, e outro que o ama, conseguiria achar que os dois são iguais?". "Mesmo sofrendo, eu trataria o que me ama da mesma maneira que o que me odeia."
"Vou lhes explicar o que é um sábio", disse o abade aos noviços, quando voltou. "É quem, ao invés de matar suas paixões, consegue controlá-las."

Texto Anterior: 'Racionalidade capitalista leva à exclusão'
Próximo Texto: O Nobel virado do avesso
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.