São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Grupo Ira! comemora 15 anos de rock

LUIZ CAVERSAN
DA REDAÇÃO

Uma festa musical marca hoje o 15º aniversário da banda de rock Ira!. A comemoração, para a qual estão convidados os grupos Planet Hemp e Virna Lisi, começou ontem e prossegue às 19h de hoje no Memorial da América Latina (av. Mario de Andrade, 664 - Barra Funda), com ingressos a R$ 15.
Esta é a primeira vez que o Memorial abriga um show de rock. Ainda que involuntária, pode ser outra homenagem ao Ira! de parte da cidade em que nasceu o grupo, há 15 anos, com o nome de Subúrbio e tendo Charles Gavin (hoje nos Titãs) na bateria e Dinho no contra-baixo.
O Ira! é um dos grupos de rock brasileiro com trajetória mais regular. A atual formação da banda -Nazi nos vocais, Edgard Scandurra na guitarra, Gaspa no baixo e André Jung na bateria- mantém seu estilo radical há anos, recusa-se a fazer concessões a gravadoras, tem público cativo e também muitos desafetos.
A fórmula da longevidade do Ira! talvez resida na sua capacidade de estar em permanente sintonia fina com a urbe e suas contradições. Sempre a partir de um ponto de vista inconformado e, apesar dos anos, ainda jovem. Tristeza, revolta, insatisfação, tédio e os "perigos do dia-a-dia" compõem o vocabulário da banda, consolidado em seis discos (o sétimo está em processo de gravação).
Já é mais de uma geração que tem na ponta da língua músicas como "Núcleo Base", "Pobre Paulista", "Flores em Você", "Gritos na Multidão" e "Dias de Luta", esta última composta em homenagem Caíto Camargo, o maior incentivador da banda em seus primeiros passos.
Há quem diga que o Ira! tem se repetido nos últimos anos e isso pode ser uma meia verdade compartilhada pelos detratores de qualquer artista com muitos anos de carreira. Mas o fato é que o grupo sempre produziu rock de qualidade, unindo inventividade, "punch" e a dose de irreverência indispensável à sobrevivência desse gênero musical.

Texto Anterior: Domingo musical começa cedo em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.