São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pequenos participam de licitação pública

ANA PAULA NACIF
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Não são só grandes empresários que participam de licitações públicas. Vender para o governo também pode ser um bom negócio para micro e pequenos empresários.
O mercado de licitações movimenta aproximadamente US$ 100 bilhões por ano no Brasil.
Só no Estado de São Paulo, há cerca de 100 mil licitações por ano -75% correspondem às cartas-convite para compras ou serviços de até R$ 33.225,54.
Dados do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), revelam que as pequenas representam 2% do total de compras do governo.
Para prestar serviço, a maior dificuldade é conseguir informações sobre as cartas-convite, que não são publicadas na imprensa oficial. Após divulgar a carta em edital, há um prazo de cinco dias úteis para a empresa fazer a proposta. As cartas pedem uma documentação simples (veja quadro ao lado).
"Quem mais se interessa pelas cartas-convite são os micro e pequenos empresários", afirma Helena Mesquita, da RHS, que presta serviço sobre licitações.
Wilson Carvalho, 30, dono da agência de viagens Escala, é fornecedor de passagens aéreas para órgãos do governo, como a Secretaria Municipal da Cultura e o IPT do Estado de São Paulo.
A empresa está no mercado há dois anos e tem oito funcionários. "No meu caso, é vantagem trabalhar com o governo porque tenho contrato garantido por um ano, que pode ser renovado."

Texto Anterior: Reciclar plástico é uma opção lucrativa
Próximo Texto: Saiba como participar de concorrências
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.