São Paulo, domingo, 12 de novembro de 1995 |
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EUA querem 'contra-atacar' no mercado japonês
DA REPORTAGEM LOCAL As montadoras norte-americanas aproveitaram o salão do automóvel de Tóquio (Japão) para contra-atacar a indústria japonesa.Os fabricantes Chrysler e Ford, por exemplo, levaram veículos que serão vendidos no mercado japonês a partir de 96. A Chrysler mostrou os jipes Grand Cherokee e Wrangler, o compacto Neon -cujo design está bem ao gosto do consumidor japonês- e a perua Voyager. O esportivo cabriolé GT 90, além dos novos modelos Taurus e Explorer, foram os destaques do estande da Ford. Entre os fabricantes japoneses, a Mitsubishi lançou o Maus, um minicarro para duas pessoas, e a Nissan, o utilitário Terrano. No estande da Toyota, as novidades eram os utilitários Moguls e RAV4, ambos com tração 4x4. A Isuzu apresentou o Deseo, um carro-conceito futurista com concepção de uso misto: esportivo e utilitário. Mercado O Japão, que na década de 80 criou "problemas" para toda a indústria mundial, não conseguiu em 95 recuperar sua capacidade de produção e de vendas. Nos primeiros oito meses deste ano foram produzidos no Japão 5,1 milhões de carros, contra 5,7 milhões do mesmo período de 94. As exportações japonesas também sofreram queda significativa: passaram de 2,5 milhões (entre janeiro e agosto do ano passado) para 1,9 milhão -no mesmo período, deste ano.lightok Texto Anterior: 'Estradeiras' serão destaque do Salão Duas Rodas 95 Índice |
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