São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA deixam de investigar Brasil

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

O governo dos EUA resolveu suspender investigação especial sobre a proteção à propriedade intelectual no Brasil mas vai manter o país na "lista prioritária" para sanções comerciais.
O anúncio, feito ontem em Washington por Mickey Kantor, responsável pelo comércio exterior dos EUA, mostra a confiança da administração Clinton na aprovação da Lei de Patentes em tramitação no Congresso.
Kantor disse estar "otimista" quanto à "rápida entrada em vigor" da lei e exortou o Brasil a sancionar outras leis de proteção a autores de "software" para computadores e outros produtos intelectuais.
Se isso ocorrer, afirmou o representante comercial dos EUA, o Brasil estará demonstrando a sua "liderança na região" latino-americana.
Ele também manifestou a satisfação do governo dos Estados Unidos com o "recente progresso" verificado no setor no Brasil e o compromisso de "continuar a monitorar o assunto de perto" nos próximos meses.
Relatório
Até 30 de abril próximo, Kantor tem que enviar ao Congresso norte-americano relatório de atualização sobre cada país que faz parte das diversas listas de observação dos EUA.
A investigação especial sobre a Argentina, iniciada na mesma época que a do Brasil, vai prosseguir.
Grécia, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos são outros países que vão continuar na lista prioritária, anunciou Kantor também ontem.

Texto Anterior: Sarney envia projeto para sanção de FHC
Próximo Texto: FHC afirma que decisão é positiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.