São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio faz lista de 25 PMs suspeitos

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

A DAS (Divisão Anti-Sequestros) da Polícia Civil preparou uma lista com os nomes de 25 policiais militares da ativa suspeitos de integrar quadrilhas responsáveis pelos sequestros que vêm ocorrendo no Rio de Janeiro.
A relação de PMs suspeitos foi enviada na semana passada pela DAS, sob o rótulo de reservada, ao gabinete do secretário estadual de Segurança Pública, general da reserva Nilton Cerqueira.
As investigações sobre os policiais suspeitos de envolvimento com sequestros estão sendo feitas pela DAS, pelo Cisp (Centro de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública) e pelo serviço secreto da PM (Polícia Militar).
Apesar das desconfianças por parte da DAS, os policiais militares suspeitos não foram afastados de suas atividades.
O objetivo de manter os PMs trabalhando em suas funções é não prejudicar as investigações.
Os responsáveis pela averiguação do envolvimento dos PMs com sequestros acham que é mais fácil comprovar a prática do crime se o suspeito continuar exercendo suas atividades diárias.
A participação de policiais na série de sequestros que atinge o Estado do Rio é uma certeza dos comandos da DAS, da Secretaria de Segurança e da Polícia Civil.
Para o chefe de Polícia Civil, delegado Hélio Luz, o sequestro do universitário Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira Filho, 21, é um dos que teria sido praticado com a ajuda de policiais.
Vieira Filho é filho do presidente da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro). O estudante foi sequestrado no dia 25 de outubro, em Botafogo (zona sul do Rio).
A DAS suspeita de que o cativeiro do universitário fica fora do Rio. As investigações estão centralizadas na região dos Lagos, formada por municípios no litoral norte do Estado do Rio.
No mesmo dia em que Vieira Filho foi levado, outros dois jovens (uma garota e um rapaz) também foram sequestrados. Os dois, porém, foram libertados.
A Polícia Militar conseguiu localizar o cativeiro dos dois jovens a partir de denúncias anônimas feitas ao Disque-Denúncia.
Além de Vieira Filho, mais oito pessoas estavam sequestradas no Rio até ontem. Até 31 de outubro, foram registrados 88 casos de sequestro no Rio, contra 70 no mesmo período do ano passado.

Texto Anterior: Ministro do Trabalho abre seminário em MG; O NÚMERO; Febem de Ribeirão tem 17ª fuga do ano; Prefeito é suspeito de contrabando em SP; Grupo assalta igreja em Belo Horizonte; SUPERSENA
Próximo Texto: Comércio vai a ato pela paz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.