São Paulo, terça-feira, 14 de novembro de 1995
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Músicos de soul recriam canções dos Beatles

DA REPORTAGEM LOCAL

Disco: Motown Meets The Beatles
Artista: Stevie Wonder, Diana Ross, Marvin Gaye, Temptations, Smokey Robinson & The Miracles e outros
Gravadora: PolyGram
Quanto: R$ 20 (o CD, em média)

No ano em que os Beatles conseguirão a maior arrecadação de sua história -mesmo 25 anos depois do fim do grupo-, todo mundo quer tirar a sua casquinha.
A principal gravadora de soul norte-americana, a Motown, acabou de lançar, lá fora, duas compilações de músicas do quarteto de Liverpool cantadas por seus principais artistas: "Motown Meets The Beatles" e "Motown Sings The Beatles".
"Motown Meets The Beatles" está sendo lançado aqui pela gravadora PolyGram.
O disco traz 17 músicas -14 do grupo e três composições feitas por John Lennon ("Imagine"), Paul McCartney ("My Love") e George Harrison ("My Sweet Lord") depois do fim da banda.
O repertório e os intérpretes são de primeira. Stevie Wonder faz dançar em "We Can Work It Out", ainda no começo da carreira, e Marvin Gaye emociona em "Yesterday" -baladas sempre foram sua especialidade.
Ao todo são 17 músicas, reunindo artistas do naipe de Diana Ross (solo e com as Supremes), Temptations, Smokey Robinson e The Miracles, Gladys Knight e Four Tops. O fino da soul music dos anos 60 e 70.
O resultado são músicas emolduradas por arranjos soul. A maioria do repertório é de baladas, as outras ressurgem com metais bem dançantes.
É verdade que os Beatles são bem quistos pelo mundinho soul, que já fez algumas versões antológicas.
É o caso de "A Hard Day's Night" e "Day Tripper", recriadas por Otis Redding com os metais tomando conta das músicas; "I Wanna Hold Your Hand", alterada pelo suingue de Al Green; e "Hey Jude", revista por Wilson Pickett.
As Supremes, grupo que revelou Diana Ross, chegou a fazer um álbum cheio de canções do grupo inglês: "A Bit Of Liverpool".
O disco abre, justamente, com um registro desse disco. Uma versão de "A Hard Day's Night" inferior à feita por Redding -que pertencia a uma gravadora diferente, a Stax.
As Supremes se reabilitam sendo fiéis ao original em "You Can't Do That" e na manjada "Come Togheter".
O grupo Four Tops aparece bem em "Eleanor Rigby", também revisada por Aretha Franklin e Ray Charles. Mas decepciona no arranjo vocal em "The Fool On The Hill".
"Hey Jude" pelos Temptations fica devendo à versão feita por Pickett.
"Let It Be", com Gladys knight & The Pips, entretanto, é tão boa quanto à leitura feita por Aretha Franklin.
O pouco conhecido Edwin Starr é responsável por um dos melhores achados, com "My Sweet Lord", que fecha o disco.
Outro bom momento é "Something", na voz de Martha Reeves & The Vandellas.
O saldo do disco é positivo. Só resta esperar que o outro volume, "Motown Sings The Beatles" também apareça aqui.

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