São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC lembra Zumbi e ataca racismo policial

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA E DA FOLHA VALE

O presidente Fernando Henrique Cardoso falou ontem sobre racismo no programa de rádio "Palavra do Presidente". Ele defendeu mudanças nas leis e no comportamento de policiais para acabar com a discriminação racial (leia íntegra abaixo).
O tema foi escolhido porque o próximo dia 20 marcará os 300 anos da morte de Zumbi, líder negro do Quilombo dos Palmares.
FHC afirmou que as escolas públicas vão eliminar livros que estimulam o preconceito a partir de 96. Também disse que a lei que pune crimes contra o racismo deve ser aplicada "com mais rigor".
Segundo ele, "a polícia não pode continuar a discriminar quando aplica a lei". FHC disse ter determinado estudos ao Ministério da Justiça para mudança nas leis.
Fernando Henrique citou dois livros de sua autoria sobre o tema: "Cor e Mobilidade Social em Florianópolis" (escrito com Octavio Ianni) e "Capitalismo e Escravidão no Brasil Meridional".
"Antes mesmo de entrar na política, quando eu era professor na Universidade de São Paulo, estudei o assunto", afirmou FHC.
Caminhada
A "Jornada Zumbi pela Vida" leva hoje a Aparecida (170 km de SP) a primeira montagem da "Missa dos Quilombos" em uma igreja. O evento marca o fim da caminhada entre São Paulo e Aparecida, liderada pela CUT (Central Única dos Trabalhadores).
Com uma expectativa de público de 45 mil pessoas, a "Missa dos Quilombos" será celebrada às 12h e terá a participação do cantor Milton Nascimento.
A "Missa" é encenada com base na estrutura da missa católica, ao som de músicas compostas por Milton sobre textos do bispo Pedro Casaldáliga e do poeta Hamilton Pereira, o Pedro Tierra.
Uma determinação do Vaticano, de 1981, proibia a montagem da "Missa" dentro dos templos católicos. A exceção foi aberta pelo arcebispo de Aparecida, dom Aloísio Lorscheider.

Texto Anterior: Leitora reclama de demora em poda de árvore
Próximo Texto: Luz vê complô para tirá-lo da chefia de polícia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.