São Paulo, quarta-feira, 15 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CDs trazem duas canções inéditas do grupo

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Além do documentário para a TV, outra grande sensação da volta dos Beatles será o lançamento de três CDs duplos com duas músicas inéditas e interpretações pouco conhecidas de clássicos da banda.
O primeiro dos três CDs, "The Beatles Anthology - Vol. 1", chegará às prateleiras das lojas de discos dos EUA na próxima terça.
O lançamento é da gravadora EMI. A expectativa é de que se repita a cena de longas filas formadas na porta das lojas, por fãs ávidos em devorar as músicas.
Principalmente porque a primeira faixa do volume 1 da antologia é a música "Free as a Bird", parte do arquivo pessoal de John Lennon e que vinha sendo guardada a sete chaves pela viúva Yoko Ono.
"Free as a Bird" é um trabalho incompleto. Os três Beatles remanescentes (Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr) gravaram suas vozes e adicionaram instrumentos a um experimento deixado por Lennon.
Mas mesmo que artisticamente não seja uma obra-prima, "Free as a Bird" é uma das músicas mais esperadas do ano. O CD traz outra pérola: a primeira gravação conhecida dos Beatles. É uma interpretação de 1958 de "That'll be the Day", de Buddy Holly.
O "The Beatles Anthology - Vol. 1" tem ainda "In Spite of All the Danger" (de McCartney e Harrison), "You Know What to do" (uma música desconhecida de George Harrison) e a vibrante "Leave My Kitten Alone" (de John Lennon).
Os outros dois CDs deverão ser lançados até o meio de 1996 e trarão versões inéditas de "Strawberry Fields Forever" e "Yellow Submarine" (com direito a introdução falada de Ringo Starr), "Let it Be" e "Abbey Road".
Além dos três CDs e do documentário, os fãs dos Beatles terão à disposição, em setembro de 96, pelo menos dois novos livros, feitos a partir do documentário.
A Apple já está transcrevendo as 300 mil palavras da série de TV que serão complementadas por um extensivo material fotográfico.
As revistas e jornais também estão tirando proveito da volta dos Beatles. A revista "Life" publicou uma edição especial com 89 páginas que estará nas bancas a partir de dezembro, com fotos antigas e outras inéditas dos três Beatles sobreviventes, Yoko Ono e seu filho Sean.
Outras publicações da área também dedicarão suas próximas edições aos Beatles, como "Entertainment Weekly", "Premiere" e "Times".
Faturamento recorde
Se os planos dos empresários envolvidos com os lançamentos em torno dos Beatles se confirmarem, 1995 será o ano em que a banda terá o maior faturamento de sua história.
A comercialização do documentário para TVs de todo o mundo, a vendagem dos CDs e o aumento das vendas dos discos do conjunto que ainda estão nos catálogos serão decisivos para isso.

Texto Anterior: Beatles retornam por milhões de dólares
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.