São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministério da Saúde lança campanha para conter a tuberculose no país

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A partir de hoje, dia nacional de combate à tuberculose, o Ministério da Saúde deflagra uma campanha para deter o avanço da doença.
O Brasil está em 6º lugar no mundo em número de casos da doença. Só Índia, Indonésia, China, Filipinas e Paquistão têm mais tuberculosos do que o Brasil.
A doença está intimamente ligada com a pobreza. Desde 1993 a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou estado de emergência em todo o mundo por causa da tuberculose.
As autoridades sanitárias acreditam que no Brasil o número pode passar de 90 mil por ano. O controle da doença é precário e muitos casos não aparecem nas estatísticas.
"Não devemos estranhar se a partir de agora, com o maior controle da doença, comece a aumentar o número de casos", disse o ministro da Saúde, Adib Jatene.
A meta do governo brasileiro é criar em todos os municípios os mecanismos para controle da doença. Isso depende de treinamento de pessoal e fornecimento de medicamentos.
Por enquanto, já estão mapeados os municípios onde a incidência e o risco de contaminação é maior. Desenvolvendo as ações de controle o governo espera identificar pelo menos 90% dos doentes e curar 85% deles.
Essas metas foram estabelecidas dentro dos parâmetros da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde).
A tuberculose é facilmente tratável, desde que identificada. O sintoma é tosse persistente por mais de quatro meses acompanhada de catarro.
"Quem apresentar esse tipo de sintoma deve procurar um posto de saúde", diz o ministro Jatene.
Dengue
A próxima grande campanha de saúde pública do governo vai tentar erradicar a dengue no Brasil.
Para isso serão mobilizadas ainda neste mês 3 milhões de crianças, que visitarão as casas do bairro onde moram ensinando como se combate a doença.

Texto Anterior: Suspensão de visto aos EUA não evita fila no consulado de São Paulo
Próximo Texto: Temporal alaga casas e ruas e causa queda de barreira no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.