São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seminário em PE debate ataques de tubarões

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O biólogo norte-americano George Burgess disse ontem em Recife (PE) que o número de ataque de tubarões triplicou nos últimos dez anos em todo o mundo.
Segundo Burgess, presidente do Arquivo Internacional de Ataque de Tubarões, nos Estados Unidos acontecem atualmente cerca de cem ataques por ano. "Há dez anos, esse número ficava entre 30 e, no máximo, 40", afirmou.
Esse aumento se relacionaria, segundo ele, com o crescimento populacional e consequente "invasão" das praias pelas pessoas.
Burgess está em Recife participando do seminário "Ataque de Tubarões". O seminário começou na última quarta-feira e está previsto para terminar amanhã.
O seminário, promovido pelo governo do Estado e UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco), reúne especialistas em tubarões dos Estados Unidos, África do Sul, Austrália e Brasil.
As conclusões do seminário servirão de base para a sugestão de medidas que possam diminuir os ataques em Pernambuco.
O último caso aconteceu em julho passado. No ataque, o surfista Clélio Falcão foi morto na praia de Candeias (região metropolitana de Recife). Ele teve mãos e braços dilacerados pelas mordidas de um tubarão. "A população precisa se conscientizar de que nenhuma medida será capaz de acabar com os ataques. Teremos que conviver com eles", afirmou o zoólogo da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), Otto Bismarck, que também participa do seminário.
Para ele, campanhas educativas que orientem banhistas e surfistas são o meio mais "eficiente" para diminuir o número de ataques.
Bismarck disse que o tubarão-tigre e o cabeça-chata são as principais espécies que atacam no litoral do Brasil.
Segundo estatísticas apresentadas por George Burgess no seminário, os Estados Unidos são o país campeão em ataques de tubarões: 109 no ano passado. Em segundo lugar está o Brasil, que, no mesmo período, teve 34 ataques de tubarões.

Texto Anterior: Rolando na areia; Refresco; Coitada da Marcia Forbes
Próximo Texto: Sunab de MG divulga lista de preço de escolas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.