São Paulo, sexta-feira, 17 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Globo muda figurinos de 'Explode Coração'

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Uma determinação da direção da Rede Globo obrigou a equipe da novela "Explode Coração" a modificar os figurinos do núcleo cigano da trama e a regravar cenas de nove capítulos.
A avaliação da emissora foi de que as roupas dos ciganos estavam estereotipadas demais. Os trajes típicos serão reservados a festas, e os personagens vão usar roupas comuns no cotidiano.
"Eles acharam que estava muito documental e pediram para fazer um visual mais limpo, mais leve", diz a figurinista Marília Carneiro.
A mudança mais radical será a da personagem Dara (Teresa Seiblitz), que vai até usar calças jeans. Segundo Marília, a transformação é justificada, já que Dara romperá com a família e sairá de casa.
Marília Carneiro afirma que algumas características do figurino não podem ser modificadas, sob pena de comprometerem a caracterização dos ciganos.
"As mulheres casadas usam lenço na cabeça, assim como as católicas usam aliança. Elas também não podem ler cartas sem roupas típicas. Nenhum pai-de-santo joga búzios de calça comprida", afirmou.
As regravações começaram sábado. O objetivo era fazer com que os personagens já aparecessem com o novo visual a partir do capítulo de quarta-feira. Também será suavizado o conjunto de cores da novela, como estampados de cortinas e móveis.
Vitrines de várias lojas do Rio já exibem saias longas e corpetes inspirados no figurino cigano. A figurinista Marília Carneiro diz que, em 23 anos de carreira, nunca foi tão assediada por pessoas que querem saber sobre a origem e a modelagem das roupas de uma novela.

Texto Anterior: Prêmios têm mais critérios políticos que estéticos
Próximo Texto: 'Missa dos Quilombos' será encenada hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.