São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Últimas décadas ditam as regras das coleções do próximo verão

PAULO SAMPAIO
DA REPORTAGEM LOCAL

A influência das últimas décadas no modo de vestir aumenta em cada nova estação. Isso é o que o pessoal da moda diz e vale para o verão 95-96.
"A moda hoje é muito mais eclética", diz Tufi Duek, da Forum, que apostou em temas nacionais como Cinema Novo e Jovem Guarda. "A velocidade do consumo atualmente é muito grande", diz Renato Kherlakian, da Zoomp. O pessoal do ramo diz que "pode tudo", mas as coleções são bem parecidas. Têm muito branco, sintético, roupa justa ou de "época". O corpo está em evidência: é roupa para gente magra.
Para enfrentar a estação mais quente do ano, será preciso seguir algumas dicas indispensáveis:
1. O branco é a cor da temporada. Ele está mais em voga do que o preto quando a moda era preto. Isso inclui os sapatos mocassins de verniz, camurça e couro, que devem ser usados sem meia (inclusive à noite e com terno).
2. Os paletós de dois botões foram temporariamente abandonados. No lugar deles, surgem os de três botões, mais justos. Os do tipo safári, com quatro bolsos quadrados também voltaram.
3. A calça branca com camisa preta (mais do que o contrário, como no passado) está se transformando no traje informal da ocasião. "Vai ser o uniforme do verão", diz a estilista Márcia Gimenez, da grife Equilíbrio.
4. As mulheres magras devem experimentar as calças "secas" (tipo cigarrete), com cintura baixa.
5. Os homens podem suspender uns quatro dedos a barra das calças de corte justo nas pernas. É para usá-las tipo "pescando siri".
6. Camisetas pólo justas, ou de malha, com comprimento na altura da cintura, viraram tendência. "Os corpos estão mais expostos", diz a produtora Angela Dias.
7. As camisas de abotoar, em tecidos sintéticos (ciré, jersey, nylon), com corte folgado e curto, em cores fortes (azul turqueza, vermelho, abóbora) estão em alta.
8. A camisa de manga curta, tipo social, com gravata, é condenada pelos americanos. Eles dizem que só o personagem Forest Gamp (vivido por Tom Hanks no cinema) e os trabalhadores braçais, que não podem sujar os punhos de graxa, usam. No Brasil, alguns estilistas admitem justamente como influência (equivocada) americana.
9. As sungas de praia estão mais largas -cerca de um palmo na lateral. Os biquínis podem ser de piquê stretch, algodão e crochê. Depois da praia, pega bem colocar um maiô. Sandálias Hawaianas continuam em alta.
10. Os xadrezes tipo vichy (toalha de piquenique) e o pied de poule voltaram para as vitrines.

Texto Anterior: Havaiana foi lançada em 62
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.