São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro ironiza clichês do meio

EVA JOORY
DA REPORTAGEM LOCAL

O livro "La Tribu - Moeurs e Traditions das Top Models et des Faiseurs de Mode" (A Tribo- Costumes e tradições das Top Models e dos Fazedores de moda", do jornalista francês Christophe Graizon (Nil Éditions) visa de maneira irônica o mundo da moda.
Modelos, jornalistas estilistas, agentes e caça-talentos são alvos de Graizon, que se infiltrou no meio durante alguns meses para poder fazer o que ele mesmo chamou de "reportagem sobre as indiscrições".
O livro começa engraçado. Traz um glossário das palavras mais usadas, os clichês do meio (tendência, moderno, atual, genial), compara o mundo da moda a uma tribo e ironiza os fashion victims (vítimas da moda): "Escravos da moda ou bestas da moda, adoradores. Pessoas que não pertencem ao mundo, mas que dispensam grande parte do seu tempo e dinheiro para isso".
O segundo capítulo trata da organização política e comercial da moda. Na árvore genealógica do poder, o mundo da moda gira basicamente, segundo o jornalista, em torno das revistas, dos agentes, dos fotógrafos e dos estilistas.
O mais divertido é ler as declarações de personalidades nos cantos das páginas. Sobre as editoras de moda, Graizon escreve: "Elas escrevem pouco, vestem-se de preto e não gostam quando um fotógrafo mostra mais interesse nas modelos do que nelas".
Para o jornalista, sobre os três centros de moda, "Milão vende os tecidos, Paris oferece um espetáculo e NY vende roupas".
Desvendando excessos e investindo na ironia, Graizon só perde a graça quando esquece o humor e tenta um tratado sociológico.

ONDE ENCOMENDAR - Freebook (r. da Consolação, 1.924, tel. 256-0577). Toc na Cuca (av. Nove de Julho, 5.485, tel. 852-2030)

Texto Anterior: Perguntas elegem as mais odiáveis
Próximo Texto: CLICHÊS DO VOCABULÁRIO FASHION NO BRASIL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.