São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995 |
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Livro ironiza clichês do meio
EVA JOORY
Modelos, jornalistas estilistas, agentes e caça-talentos são alvos de Graizon, que se infiltrou no meio durante alguns meses para poder fazer o que ele mesmo chamou de "reportagem sobre as indiscrições". O livro começa engraçado. Traz um glossário das palavras mais usadas, os clichês do meio (tendência, moderno, atual, genial), compara o mundo da moda a uma tribo e ironiza os fashion victims (vítimas da moda): "Escravos da moda ou bestas da moda, adoradores. Pessoas que não pertencem ao mundo, mas que dispensam grande parte do seu tempo e dinheiro para isso". O segundo capítulo trata da organização política e comercial da moda. Na árvore genealógica do poder, o mundo da moda gira basicamente, segundo o jornalista, em torno das revistas, dos agentes, dos fotógrafos e dos estilistas. O mais divertido é ler as declarações de personalidades nos cantos das páginas. Sobre as editoras de moda, Graizon escreve: "Elas escrevem pouco, vestem-se de preto e não gostam quando um fotógrafo mostra mais interesse nas modelos do que nelas". Para o jornalista, sobre os três centros de moda, "Milão vende os tecidos, Paris oferece um espetáculo e NY vende roupas". Desvendando excessos e investindo na ironia, Graizon só perde a graça quando esquece o humor e tenta um tratado sociológico. ONDE ENCOMENDAR - Freebook (r. da Consolação, 1.924, tel. 256-0577). Toc na Cuca (av. Nove de Julho, 5.485, tel. 852-2030) Texto Anterior: Perguntas elegem as mais odiáveis Próximo Texto: CLICHÊS DO VOCABULÁRIO FASHION NO BRASIL Índice |
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