São Paulo, sábado, 18 de novembro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton quer vetar projeto para equilíbio orçamentário em 7 anos

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

A Câmara dos Representantes (deputados) dos Estados Unidos aprovou ontem projeto de lei que estabelece o equilíbrio orçamentário do governo em sete anos.
A votação foi de 237 votos a 189. A aprovação era esperada para a noite de ontem. O projeto inclui o Orçamento para 1996.
O presidente Bill Clinton disse que vai vetar o projeto. Por falta de um Orçamento para o ano fiscal de 1996, iniciado em 1º de outubro, o governo dos EUA está parcialmente parado desde terça.
Clinton assinou decreto para tornar "essenciais" 54 mil funcionários da Previdência Social, 22 mil do Departamento de Transportes e 1.700 do Departamento de Veteranos. Eles voltam a trabalhar na próxima segunda.
Assim diminuirá para 727 mil o número de funcionários públicos federais fora do trabalho e sem receber salário devido à falta de Orçamento. Não há perspectiva de fim próximo para a paralisação.
A suspensão começa a ter efeitos em empresas que prestam serviços ao governo. Cerca de 3.000 empregados dessas companhias entram em licença compulsória e não remunerada a partir de segunda. Este número pode aumentar.
Na quinta à noite, o Senado sancionou por 60 votos a 37 resolução aprovada pela Câmara (por 277 votos a 151) para autorizar o governo a funcionar sem Orçamento até 5 de dezembro.
Como a medida condicionava o equilíbrio do Orçamento até 2002, Clinton prometeu vetá-la como fez com medidas similares enviadas a ele durante a semana.
(CELS)

Texto Anterior: Deputada diz ter filho de 14 anos com Menem
Próximo Texto: Em que divergem governo e oposição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.