São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
Próximo Texto | Índice

Brasileiros 'entopem' os EUA no Natal

LÚCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

No final do ano, será mais fácil encontrar um vizinho em Miami (EUA) do que em seu prédio. Cerca de 132 mil pessoas devem deixar São Paulo em direção a Miami e Nova York em dezembro para festejar o Natal e réveillon.
As duas cidades são as mais procuradas pelo paulistano. É o triplo dos visitantes brasileiros que Madri, Lisboa e Paris -as preferidas na Europa (leia quadro ao lado)- devem receber no mesmo período, segundo levantamento feito pela Folha.
"Lá só tem brasileiro. Não precisei falar uma palavra de inglês. Além disso, encontrei muitos conhecidos", disse Roberto Arshed, 38, que na última sexta-feira desembarcava no aeroporto de Cumbica vindo de Orlando (EUA). Seus dois carrinhos estavam lotados de pacotes. "Comprei presentes para todo mundo."
A maioria das empresas aéreas que voam para Miami e Nova York não aceita reservas para o final de dezembro. O movimento é tão grande que Varig, Transbrasil e American Airlines abriram vôos extras para as duas cidades.
A atriz Milla Christie, 24, que vai passar o Natal e o réveillon em Nova York, pretende encontrar vários amigos. "Várias pessoas que a gente conhece disseram que também iriam. Vai ser ótimo."
Ela também se encaixa no perfil de "turista-consumidor" do brasileiro -que gasta em média US$ 80 por dia, contra os US$ 65 de um turista europeu. "Quero comprar muita coisa. Não compro nada no Brasil. É tudo muito caro."
A única coisa que pode impedir o encontro de brasileiros nos EUA é a decisão do governo norte-americano de suspender temporariamente a emissão de vistos.
Para quem ficar no Brasil, a ilha do Breu, próxima a Parati, e a praia de Santo André, na Bahia, prometem férias exclusivas, com belas praias pouco conhecidas.

LEIA MAIS
Sobre férias da pág. 2 a 4

Próximo Texto: Teens poupam paraviajar sozinhos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.