São Paulo, domingo, 19 de novembro de 1995
Texto Anterior | Índice

Saúde faz campanha contra a tuberculose; O NÚMERO; A FRASE; Prisão tem ambiente ideal para a doença; Controle de peso ajuda na hipertensão; Guia orienta pais de crianças excepcionais

JULIO ABRAMCZYK

Saúde faz campanha contra a tuberculose
Ao mesmo tempo em que instituía 17 de novembro como o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, o ministro Adib Jatene (foto), da Saúde, deu início anteontem à campanha para detectar e tratar precocemente portadores da doença. Até há poucos anos, ela não era considerada uma ameaça, mas está se disseminando com extrema facilidade -principalmente entre classes menos favorecidas e pessoas cujo organismo esteja sem defesa contra o bacilo de Koch, o agente causador da doença.

O NÚMERO
5 mil ...dos 90 mil brasileiros anualmente afetados pela tuberculose morrem por ano.

A FRASE
"O tratamento adequado da tuberculose nas prisões erradicaria um importante reservatório da doença"
(Francis Drobniewski, do Instituto de Pesquisas Howard Hughes, Bronx, Nova York, na revista "The Lancet)

Prisão tem ambiente ideal para a doença
A presença de casos de tuberculose nas prisões -em prisioneiros e funcionários- deveria despertar grande preocupação nas autoridades, assinala, na revista médica "The Lancet" de 7 de outubro, o médico Francis Drobniewski, que observou no sistema penitenciário de Nova York (EUA) o dobro de casos no período 1990/91 em relação a 1986. Para ele, as prisões proporcionam ambiente ideal para a disseminação da doença.

Controle de peso ajuda na hipertensão
Para os obesos com pressão alta, diminuir o peso é a medida não-farmacológica mais eficaz para reduzir a pressão, refere G. Jackson, da Inglaterra, na publicação "The Hypertension Letter", distribuída no Brasil pelo laboratório Servier. Em muitos casos, acrescenta, o controle do peso pode tornar o tratamento medicamentoso da hipertensão desnecessário ou permitir uma redução nas doses empregadas.

Guia orienta pais de crianças excepcionais
A "Comvida" é uma associação sem fins lucrativos que objetiva orientar pais de crianças excepcionais que necessitem de informações sobre atendimento especializado em saúde e psicopedagogia. Ela acaba de lançar o guia "A Ajuda Começa Aqui", gratuito, com informações sobre atendimentos públicos e particulares, escolas especiais e onde esclarecer dúvidas. O guia pode ser pedido na sede da associação (r. Antônio de Macedo Soares, 414, CEP 04607-000, São Paulo) ou pelo tel. (011) 543-6333, fax. (011) 30-2818.

Texto Anterior: Regime ajuda a diminuir taxas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.